Notícias
Estudante ministra oficina de bioconstrução
O estudante do curso de Tecnologia em Construção de Edifícios, Danilo Acácio, ministrou uma oficina de fabricação de tijolos ecológicos (bioconstrução) para 12 jovens do Centro de Semiliberdade Regional de Juazeiro do Norte.
A atividade foi iniciada com uma aula teórica sobre bioconstrução, na qual Danilo falou sobre as casas de taipa produzidas pelos ancestrais e sobre a composição do tijolo ecológico do tipo solo-cimento, que utiliza 10% de cimento e o restante de terra argilosa e arenosa. Em seguida, foi realizada a parte prática e os jovens fabricaram os tijolos utilizando o solo do próprio IFCE. Após o lanche no restaurante acadêmico, aconteceu uma prática na mandala do campus com a plantação de tomates e cheiro-verde, que contou com a participação do estudante da Engenharia Ambiental, Rudhá Teles.
O professor Carlos Régis, orientador do projeto, salienta que esses tijolos apresentam vantagens, tais como a maior resistência em relação ao tijolo convencional, utiliza o solo do próprio local e contribui para um menor desmatamento (no sitema convencional são utilizadas de oito a doze árvores para produzir mil tijolos. Danilo conta que essa experiência foi bastante enriquecedora."Durante a oficina os participantes tiveram um contato transformador com a natureza, ficaram interessados em estudar aqui no IFCE e viram que podem modificar seus caminhos, além disso, perceberam como a bioconstrução pode promover a mudança do mundo e do ambiente", destaca.
Após uma visita técnica sobre bioconstrução organizada pela professora Yllara Brasil, Danilo começou a pesquisar sobre tijolos ecológicos. Com a colaboração dos professores Carlos Régis e Alex Jussileno, o estudante utilizou o maquinário do campus de Juazeiro para fabricar 2 mil tijolos na comunidade do Caldas, local onde reside, que serve de base para sua pesquisa e experiências com tijolos ecológicos e permacultura.