Notícias
Estudante do campus Juazeiro conclui intercâmbio em Portugal
O estudante de engenharia ambiental do IFCE - campus Juazeiro, Francisco Wedson Faustino, voltou de Portugal. Ele viajou em fevereiro para cursar um semestre acadêmico no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) pelo Programa de Bolsas IFCE Internacional.
Wedson conta que os conhecimentos adquiridos durante esta experiência são diferenciais na formação, agregando valor no âmbito profissional, acadêmico e pessoal. "Antes do intercâmbio eu tinha algumas expectativas mas após acabar eu vejo que foi muito melhor do que eu podia imaginar", comemora.
O discente explica que cursou disciplinas diferentes daquelas que são ofertadas pelo curso aqui, aprendeu novos conhecimentos nos laboratórios da instituição portuguesa para partilhar com os colegas do IFCE, teve contato com outra forma de ensino (que embora seja semelhante à brasileira tem peculiaridades) e conheceu novas culturas. "A segurança pública, a mobilidade urbana, a preocupação com as questões ambientais, uma coleta seletiva eficaz, me chamaram muita atenção. Espero que o Brasil possa também evoluir quanto a essas questões", diz.
Com a pandemia do novo coronavírus começou a quarentena em Portugal, as aulas foram ofertadas on-line e a rotina mudou completamente. Até naquele momento Wedson percebeu a aprendizagem, pois a situação possibilitou o contato mais intenso entre os moradores da residência, os estudantes passaram a conversar mais, compartilhar conhecimentos e vivenciar outras culturas, já que lá havia brasileiros e estrangeiros de vários lugares.
Para ele, ficar longe da família foi o principal desafio, pois sempre foi muito dependente da mãe, em Portugal teve que superar a timidez, conviver com outras pessoas na residência, aprender a cozinhar e resolver diversas questões."Voltei muito diferente como pessoa, ter o contato com outras culturas transforma, tinha uma visão de que tudo seria muito difícil mas após vivenciar tudo isso vi que é possível, é preciso ter vontade e perseverança para conseguir alcançar os objetivos. No futuro quero voltar a estudar no exterior,tem muita coisa ainda que eu posso aprender e explorar neste mundo imenso", conclui.
Sheyla Graziela - campus Juazeiro do Norte