Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Docentes do curso de Engenharia Ambiental apresentam trabalho do Rio de Janeiro
conteúdo

Notícias

Docentes do curso de Engenharia Ambiental apresentam trabalho do Rio de Janeiro

Estudo avalia produção de banana da região de Mauriti
última modificação: 09/03/2016 12h31
Arquivo pessoal Autores do artigo apresentado

Autores do artigo apresentado

Os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelos professores do campus de Juazeiro do Norte do IFCE, Francisco Hugo Hermógenes de Alencar e Girlaine Souza da Silva, foram apresentados no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Ambiental. O trabalho teve ainda a coautoria da bacharelanda do curso de Engenharia Ambiental do campus Juazeiro do Norte, Angélica Gonçalves da Silva.

O estudo teve por objetivo analisar os aspectos socioambientais da produção de banana do município de mauriti, que tem se destacado nos últimos anos pela intensa produção da fruta. O trabalho analisou 10 propriedades do loteamento irrigado de Quixabinha, no distrito de Palestina do cariri, e constatou o intenso uso de agrotóxicos pelos pequenos produtores, assim como a falta de assistência técnica especializada aos agricultores.

De acordo com a professora Girlaine, caso persista o quadro de falta de incentivos governamentais e acesso a tecnologias modernas, a produção de banana poderá em breve se tornar pouco atrativa e provocar como reflexo um significativo êxodo rural e consequências socioambientais na região do Cariri.

Realizado no Rio de Janeiro, no período de 04 a 08 de outubro, o Congresso brasileiro de Engenharia ambiental chega a sua vigésima oitava edição consolidando-se como o maior da América Latina. Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), este ano teve como tema: “Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental”. Concomitante a este congresso, ocorreu ainda a FITABES 2015 - Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que contou também com a participação dos docentes do campus Juazeiro do Norte.

 

Assunto(s): Meio ambiente