Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Docente de Juazeiro publica artigo em revista alemã
conteúdo
1.png

Geral

PESQUISA

Docente de Juazeiro publica artigo em revista alemã

última modificação: 14/10/2019 10h13
Foi na mesma revista que Einstein divulgou a Teoria da Relatividade, em 1916

O campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará tem artigo publicado na capa da Annalen der Physik, revista alemã onde Einstein publicou sobre a Teoria da Relatividade, em 1916. O artigo foi escrito pelos professores Wilami Teixeira da Cruz (IFCE), Davi Monteiro Dantas (UFC), Roberto Vinhaes Maluf (UFC) e Carlos Alberto Santos Almeida (UFC). 

O artigo trata sobre a construção de nosso universo com uma dimensão extra de espaço, em um novo modelo chamado de Double sine-Gordon (DSG), esse tipo de modelo serve para explicar problemas ainda em aberto em Física, para representar modelos cosmológicos de evolução do universo, explicar a chamada matéria escura e várias outras aplicações. Nesta abordagem, a pesquisa considera nosso universo como uma hipersuperfície de quatro dimensões imersa em um espaço 5D, denominado "Bulk".

De acordo com o professor Wilami Teixeira, a pesquisa inova ao usar os conceitos de entropia para determinar quando nosso universo (ou Brana) pode sofrer uma transição de fase e sob quais circunstâncias. Essas transições de fase no Universo podem explicar como ele evoluiu a partir do chamado Big Bang. Além disso, é possível entender como a presença da dimensão extra altera a expressão da Lei de Newton para pequenas distâncias.

A Annalen der Physik tem cerca de 255 anos, muitos artigos importantes sobre descobertas científicas foram primeiramente publicados no periódico, incluindo os artigos de Albert Einstein, em 1905, que forneceram os pilares da Física Moderna e o artigo sobre a  Relatividade Geral, publicado em 1916, comprovada em 1919, no eclipse de Sobral.