Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Campus Juazeiro sedia final da OCHE
conteúdo

Notícias

Campus Juazeiro sedia final da OCHE

OLIMPÍADA DE CIÊNCIAS HUMANAS

A próxima Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará será realizada em Aracati
última modificação: 03/12/2024 08h36
Foto: Maria Dias

A cerimônia de premiação da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE) aconteceu domingo no campus de Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE). As 116 equipes finalistas, representando escolas públicas e privadas de 15 municípios cearenses, comemoraram com muita emoção o resultado da competição, que mobilizou jovens estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Durante a solenidade foram distribuídas 12 medalhas de ouro, 18 medalhas de prata, 23 medalhas de bronze e 60 menções honrosas. Samuel Asafe, Yago Roca e Luiz Hipólito são estudantes do 9° ano de uma escola pública da capital, eles contam que viajaram de ônibus até Juazeiro do Norte e durante o percurso estudaram assistindo vídeos sobre a ditadura, mesmo se preparando ficaram muito surpresos com a premiação. “Quando passou a entrega das medalhas de bronze perdemos a esperança, quando chamaram o nome da nossa equipe para receber a prata a gente endoidou. Fiquei realmente feliz”, conta Hipólito. Rosa Lúcia do Vale veio da cidade de Fortaleza para prestigiar a neta Maria Eduarda e a comemoração foi garantida. “Ela só tem 13 anos e ganhou bronze, é uma alegria muito grande, é uma conquista incrível pra gente”, diz.

O coordenador-geral de olimpíadas de conhecimento do IFCE, Zilfran Varela, agradeceu a todos pela participação e salientou que por meio das olimpíadas é possível aliar pesquisa, extensão e ensino. O diretor-geral do campus Juazeiro, Alex Jussileno, lembrou que a partilha de conhecimentos é a principal vitória. "O conhecimento foi construído e compartilhado, então todos saem da OCHE como vencedores", afirmou.

A pró-reitora de pesquisa, pós-graduação e inovação do IFCE, Joélia Marques, anunciou que a próxima OCHE será em Aracati e destacou que a principal conquista é passar por todo o processo de uma olimpíada. "A olimpíada costuma ser o primeiro contato do estudante com o conhecimento científico, então é uma ação importantíssima para popularização da ciência, fortalecimento do conhecimento, pra maturação daquilo que vocês aprendem na sala de aula", explicou   

Na ocasião, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do Ministério de Ciência e Tecnologia, Inácio Arruda, destacou que a criação da olimpíada de ciências humanas é uma marca para o Ceará e falou sobre a importância do conhecimento construído coletivamente. A secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro, explicou que as olimpíadas contribuem para a divulgação e popularização da ciência. “Quando a gente fala em olimpíada pensamos em disputa, mas além da competição por melhores lugares temos a oportunidade de mostrar o que cada um traz dentro de si, a OCHE traz uma identidade que agrega”, completou.  

A representante da secretaria de educação do estado do Ceará, Nayara Freitas, falou sobre a dedicação dos estudantes e a importância do evento no fortalecimento do conhecimento e da cultura científica dentro das escolas. “Vemos alunos e alunas conquistando não só medalhas, mas também  ampliando suas perspectivas e compartilhando conhecimentos com toda a comunidade escolar. Estar aqui já os coloca em um patamar de sucesso”, disse.