Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Campus Juazeiro aprova projetos de iniciação científica
conteúdo

Notícias

Campus Juazeiro aprova projetos de iniciação científica

PESQUISA

A iniciação científica desperta a vocação para a pesquisa e incentiva os alunos
última modificação: 06/09/2023 09h51
Foto: Rodrigo Brasil

Professores do campus de Juazeiro aprovaram 19 projetos nos editais de pesquisa lançados pela Pró - Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) do IFCE. Foram 14 projetos nos programas PIBIC IFCE/FUNCAP/CNPq; PIBIC AF - IFCE/CNPQ e PIBIT, que oferecem aos estudantes do ensino superior a oportunidade de desenvolver atividades de iniciação de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação, sob a orientação de pesquisadores da instituição. Outros cinco projetos foram aprovados no PIBIC Jr, programa de bolsas de iniciação científica financiado pelo IFCE, em parceria com o CNPq, que contempla os estudantes dos cursos técnicos.

De acordo com o coordenador de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus Juazeiro, professor Régis Torquato, a iniciação científica é muito importante para os alunos, despertando o interesse deles pela pesquisa e pela pós-graduação, bem como possibilitando a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa. “A iniciação científica pode ser o início da vida acadêmica do pesquisador e as bolsas são muito importantes nesse processo”, disse.

O coordenador do curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária do campus Juazeiro, professor Germário Araújo, aprovou três projetos intitulados: Estudo da implantação de sistema de reuso de águas cinzas para fins não potáveis em uma instituição de ensino; Remoção e modelagem do fósforo em um sistema de lagoas de estabilização; e Desenvolvimento de Sistema de Monitoramento Remoto de Vazão de Poços Outorgados por Companhias de Gestão de Recursos Hídricos.

Germário explica que esse primeiro projeto trata sobre a realização de uma avaliação qualitativa e quantitativa das águas cinzas (de mais fácil tratamento, como a da pia e chuveiro) geradas nos lavatórios das instalações sanitárias do Instituto Federal do Ceará campus Juazeiro do Norte, para elaborar um sistema de reuso dessa água. “Considerando que estamos em uma região do semiárido nordestino, onde chove pouco, colocar meios para aproveitar melhor essa água é importantíssimo”, destaca.

No segundo projeto, o docente propõe a utilização da modelagem matemática para avaliar a remoção do fósforo em um sistema de tratamento de efluentes, avaliando o comportamento, a eficiência de remoção e os possíveis impactos no lançamento do efluente final, a pesquisa favorecerá o gerenciamento adequado do sistema de tratamento e da gestão de cargas poluidoras. O terceiro propõe a criação de um sistema de monitoramento remoto de vazão dos poços outorgados por Companhias de Gestão de Recursos Hídricos, pois medir em tempo real o volume de água retirado continua sendo um desafio para essas companhias.

 Confira a relação completa de projetos:

  • Predição da deformação permanente dos solos para uso em dimensionamento mecanístico-empírico de pavimentos rodoviários (Antonio Junior Alves Ribeiro)
  • Atividade física, saúde e qualidade de vida de idosos na zona rural e urbana de Juazeiro do Norte-CE (Deborah Santana Pereira)
  • A inserção na docência por egressos do Residência Pedagógica em Educação Física do IFCE Juazeiro do Norte: aprendizagens e dilemas (Amanda Raquel Rodrigues Pessoa)
  • Composição química, potencial antioxidante e atividade antimicrobiana de Typha Domingensis Pers. (Francisco Rodrigo De Lemos Caldas)
  •  Sistema computacional para monitoramento através de dispositivo móvel das condições operacionais de funcionamento de reatores UASB e a produção de metano presente no biogás (Flavio Cesar Brito Nunes)
  •  Gênero, sexualidade, imagem corporal, autopercepção de competência e desempenho motor em adolescentes (Francisco Salviano Sales Nobre)
  • Telemetria IoT da água em poço tubular (Alexandre Magno Ferreira Diniz)
  • Estética negra e a construção da identidade em mulheres com cabelos crespos e cacheados (Amanda Raquel Rodrigues Pessoa)
  • Qualidade das águas armazenadas em cisternas da zona rural do município de Jardim-Ce (Francisco Rodrigo De Lemos Caldas)
  • Microestação meteorológica de baixo custo e arquitetura aberta (Flavio Cesar Brito Nunes)
  • Aplicação do método da desagregação da exergia para obtenção de custos exergoeconomicos em uma unidade de refrigeração (Glauco Democlito Tavares De Barros)
  • Previsão e mapeamento de propriedades mecânicas dos solos para uso em obras de infraestrutura viária (Antonio Junior Alves Ribeiro)
  • Metodologias inclusivas em Física e Astronomia(Wilami Teixeira Da Cruz)
  • Filtro destinado ao tratamento de águas cinzas utilizando materiais de baixo custo (Francisco Rodrigo De Lemos Caldas)
  • Explorando as sequências numéricas com Arduino (Alexandre Magno Ferreira Diniz)
  • Sensoriamento remoto aplicado à análise do fenômeno de ilhas de calor na cidade do Crato – Ce (Cley Anderson Silva De Freitas) 

 Texto: Sheyla Graziela - campus de Juazeiro