Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Juazeiro sedia Seminário Cearense de História da Matemática
conteúdo

Notícias

Juazeiro sedia Seminário Cearense de História da Matemática

TERCEIRA EDIÇÃO

A programação abrange palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos
publicado: 27/03/2018 12h40, última modificação: 27/03/2018 14h51

A abertura do III Seminário Cearense de História da Matemática aconteceu ontem (26) no campus de Juazeiro com a palestra proferida pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Dra. Bernadete Morey, sobre a história da matemática islâmica medieval. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM), vinculado à Universidade Estadual do Ceará (UECE), em parceria com o IFCE e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM).

Com mais de 200 participantes inscritos, a programação do seminário, que segue até amanhã (28),  abrange palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos científicos. De acordo com o coordenador local do evento Guttenberg Sergistótanes, o seminário propõe a socialização de pesquisas na área. "A História é um dos ramos da Educação Matemática e possibilita uma melhor forma de ensinar, o estudante deixa de ver a história como algo do passado e passa a compreender como uma construção do conhecimento, assim, entende como a matemática funciona", destaca. 

A solenidade começou com a apresentação cultural da banda cabaçal dos Irmãos Aniceto. Estiveram presentes: Flaviana Pereira, representando a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, José Wally Mendonça; o diretor-geral do campus de Juazeiro do IFCE, Guilherme Brito; o Chefe do Departamento de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Wilami Teixeira; e o Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Guttenberg Sergistótanes Santos.

Saiba mais sobre o evento