Notícias
Caminhos do Artefatos movimenta o campus de Juazeiro
O Núcleo de Investigação de Grupos Étnico Raciais (Niger) do IFCE, campus de Juazeiro do Norte, promoveu ontem mais uma atividade do "Caminhos do Artefatos", uma série de ações desenvolvidas que conduzem ao evento Artefatos da Cultura Negra, que acontecerá de 25 a 30 de setembro.
"Preta, me conta tua história de amor" foi o título da roda de conversa, realizada ontem (25), com a integrante do grupo Pretas Simoa, Karla Alves, em frente ao Auditório Kariris. Nessa ocasião, Karla falou que o grupo de mulheres negras da região do Cariri existe há quatro anos e desenvolve formações abertas ao público, geralmente em praças e outros espaços públicos. Ela destacou a ausência da mulher negra nos espaços de poder e convidou os participantes a ouvirem sobre personagens que fizeram a diferença , contribuíram para as transformações sociais e foram invisibilizados pela história oficial.
Karla contou a história da preta "Tia Simoa", que dá nome ao grupo de ativistas, uma mulher cearense que lutou pela abolição no Ceará, cujo poder de articulação social garantiu a primeira greve de jangadeiros da província do Ceará. Em seguida, cada participante da roda de conversa contou a história de uma mulher negra que marcou sua vida.
Sheyla Graziela - campus de Juazeiro do Norte