Você está aqui: Página Inicial > Juazeiro do Norte > Notícias > Artefatos da Cultura Negra discute representação da afro-brasileira
conteúdo

Notícias

Artefatos da Cultura Negra discute representação da afro-brasileira

A programação continua às 14h, no Auditório Kariris
última modificação: 21/09/2016 13h43
Foto: Cicero Sebastião

No terceiro dia de programação (21), o VII Seminário Artefatos da Cultura Negra, teve o Auditório Kariris do IFCE Campus de Juazeiro do Norte como palco para discussão do tema: "A representação plástica da afro-brasileira: do símbolo mítico-religioso ao discurso visual".

Na abertura da atividade, o diretor de ensino do campus de Juazeiro, Alex Jussileno, destacou a importância do ensino da cultura negra e indígena nas escolas e universidades, ressaltando a relevância e valor da Lei 10.639, que exige o ensino de história africana e afro-brasileira na educação básica, e da Lei 11.645, que altera a anterior, incluindo também o ensino da cultura indígena.

A mesa da manhã formada pela professora Maria Cecília Félix Calaça, da UNIP, e pela professora Renata Felinto, da URCA, foi mediada pelo professor Luciano Carvalho do IFCE. O debate foi iniciado com a exposição de uma série de imagens dos trabalhos de vários artistas brasileiros, de diversas partes do país, todos autodidatas, com representações peculiares sobre vivências e detalhes da cultura negra. Na discussão, apresentada pela professora Maria Célia Felix, Calaça, ela convidou os participantes do evento à interpretação e discutiu a importância dessas obras. 

A programação do VII Seminário Artefatos da Cultura Negra continua à tarde, no Auditório, onde às 14h ocorrerá a
palestra "Uma proposta pedagógica para o ensino de literatura afrodescendente: a literatura servindo de aporte às diversidades identitárias e culturais", com a professora Lilian Cavalcanti.

Cicero Sebastião - estagiário do campus de Juazeiro do Norte