Notícias
NEABI inicia atividades no campus de Jaguaribe
Inclusão e Diversidade
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) deu início às suas atividades no último dia 13 de setembro no campus de Jaguaribe. O NEABI está voltado a ações afirmativas sobre África, Cultura Negra e História do Negro no Brasil e às questões dos Povos Indígenas, conforme Leis Federais que normatizam a inclusão das temáticas em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão (10.639/2003 e 11.645/2008).
Na ocasião de implantação do Núcleo, que contou com a presença de cerca de 20 pessoas, entre alunos, professores e servidores técnico-administrativos, foi discutido o texto “A difícil tarefa de ser negro no Brasil”, do professor e antropólogo Kabeguele Munanga. Segundo a professora Cristiane Sousa, uma das articuladoras do NEABI, a proposta do Núcleo é promover “a discussão das relações étnico-raciais nas mais variadas modalidades de Ensino, e nas dimensões de Pesquisa e Extensão do IFCE”.
Reuniões
Cristiane destaca que as reuniões estão agendadas para acontecer a cada quinze dias, sempre às quartas-feiras. O próximo encontro será dia 27 de setembro, às 16h, quando será debatido o vídeo ‘O perigo de uma história única’, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.
Para maiores informações a respeito dos NEABIs no IFCE, acesse o endereço eletrônico http://ifce.edu.br/proext/acessibilidade