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Jogos digitais e cultura geek são temas de encontro
REDES DE COMPUTADORES
Um dia inteiro com muitos games digitais, jogos de tabuleiro, oficina, quizzes, gincanas, workshop e muito mais sobre o universo geek. Os fãs de jogos eletrônicos do curso de Redes de Computadores poderão conferir nesta segunda-feira, 8 de maio, o IF Games e o Dadinho, ambos parte do I Evento de Gamificação e Jogos Digitais do IFCE Jaguaribe. Será um conjunto de atividades de gamificação que reunirá pela manhã e a tarde a paixão por jogos digitais e seus desdobramentos, tendo como meta experimentalizar o aprendizado dentro e fora de sala de aula sobre tecnologia, programação e robótica.
O I Evento de Gamificação e Jogos Digitais de Jaguaribe é resultado de uma ideia originária das disciplinas de Introdução a Computação e Tópicos Avançados em Redes de Computadores, respectivamente 1º e 5º semestres, ministradas pelo professor Bruno Silva. Segundo Bruno, "o objetivo é pôr em prática a necessidade de experimentalizar a gamificação e os jogos digitais, estímulos que surgiram a partir do aprendizado em sala de aula." Ele explica que as discussões nasceram dentro das disciplinas ofertadas no semestre 2016.2 e que "resultaram na organização e planejamento do evento, a partir da escolha da necessidade de cada turma sobre o que faltava ver em prática até aquele ponto dentro do curso", complementa. Bruno Silva lembra que a pergunta de partida nasceu de um acordo horizontal: "Quais experimentações os estudantes desejavam ter dentro do IF?".
MERCADO BILIONÁRIO
Segundo Bruno Silva, em um das amostras, o Dadinho traz a ideia de usar como instrumento de aprendizagem a gamificação. Experimentalizando o conteúdo que se transforma, se converte em algo jogável, interativo, e que traga em seu conteúdo ideias que existem no "mundo real", seja em um jogo de tabuleiro (como os RPGs/Rolling Play Games) ou em uma aplicação interativa como o videogame. "A ideia é aplicar um conhecimento específico aprendido em sala de aula, em uma dinâmica de jogos, o aprendizado de quem participa irá ser estimulado pela interação e até pela competitividade", explica o professor. No IF Games, a turma procurará com a amostra oportunizar a vivência nos jogos digitais, uma área que movimenta bilhões de dólares anualmente em todo o planeta.
PERSPECTIVAS
Bruno Silva, que também é coordenador do Curso Tecnológico em Redes de Computadores, espera no futuro que o I Evento de Gamificação e Jogos Digitais se estenda em todas as suas atividades para além do campus, trazendo para o público da cidade de Jaguaribe e mesmo de outras cidades da região e do estado, os conceitos, práticas e cultura da Gamificação: "Esta experimentação de utilizar a Gamificação na educação é uma área em crescimento e o aluno contribui para seu aprendizado e deixa um legado para que os futuros discentes da disciplina tenham mais esta ferramenta a seu favor". O professor espera que, no futuro, o evento cresça e se amplie. "Quem sabe nós possamos, logo adiante, com o apoio do IFCE e do Centro Acadêmico, construir algo que envolva um público para além do interno", complementa Bruno.
INSCRIÇÕES E CERTIFICADO
No momento a inscrição em algumas atividades do evento é restrito ao público interno do Instituto Federal. Para realizar a inscrição no IF Games, acesse este endereço e preencha o formulário, tendo em mãos o seu número de matrícula https://goo.gl/forms/4pDVUJMMbAEY3lD82. Para fazer parte das atividades do evento Dadinho basta estar presente para participação.
Para receber o título de certificado de participação, o estudante precisa apresentar três insignias de participação nos eventos. Uma insignia será ofertada no fim de cada atividade. Para trocar as insignias, procure o Professor Bruno Silva ou alguém da organização do evento.
SERVIÇO
I Evento de Gamificação e Jogos Digitais do IFCE Jaguaribe (IF Games e Dadinho)
Data: Segunda-feira, 8 de maio, das 8h às 18h
Local: Campus do IFCE Jaguaribe. Rua Pedro Bezerra de Menezes, 387. Bairro Manoel Costa Moraes/COHAB. (88) 3522 117