Você está aqui: Página Inicial > Jaguaribe > Notícias > III Encontro para Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE acontece em Jaguaribe
conteúdo

Notícias

III Encontro para Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE acontece em Jaguaribe

Ações afirmativas

Evento deve reunir cerca de 150 pessoas, entre gestores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos
última modificação: 24/11/2017 09h09

O Campus de Jaguaribe do Instituto Federal do Ceará sediará, nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, encontro para discutir perspectivas de ações afirmativas étnico-raciais a serem implementadas em nível institucional através dos NEABIs do IFCE. O III Encontro para Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE é uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão, através da Assessoria de Projetos Especiais, com os NEABIs (Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) distribuídos em 14 campi do IFCE. Estão sendo esperadas 150 pessoas, entre gestores, professores, servidores técnico-administrativos e alunos.

Para a Professora Cristiane Sousa da Silva, coordenadora-geral do Encontro, e à frente do NEABI do campus de Jaguaribe, a importância de levar o evento para o município jaguaribano é por se partir de um núcleo novo do NEABI, mas já atuante, onde se deu início a discussão de questões étnico-raciais, possibilitando dar visibilidade dentro do IFCE de Jaguaribe para a implementação de ações afirmativas e discussões em torno dessas questões. O primeiro Encontro dos NEABIs do IFCE aconteceu no campus de Baturité e o segundo no campus do IFCE de Caucaia.

Para a coordenadora, o evento é importante para que os novos gestores que entraram pelo sistema de cotas e assumiram os NEABIs em seus campus possam pensar em criar uma política permanente de ação afirmativa no IFCE que dialogue com toda a comunidade acadêmica. "O evento está sendo organizado pelo NEABI Jaguaribe, com cerca de 30 pessoas envolvidas, entre professores, técnicos administrativos e alunos, desde agosto e setembro deste ano. Procuramos a Assessoria de Projetos Especiais da Proext para tirarmos algumas dúvidas, e lá nós apresentamos o planejamento do evento local, que pela estruturação acabou se estendendo para um maior, estadual.", destaca Cristiane.

Metade da população brasileira

Cristiane Sousa destaca que, segundo dados do IBGE Cidades, dos 44 mil habitantes de Jaguaribe, mais de 25 mil se autodeclaram pretos ou pardos, mais de 50% da população, sendo um reflexo da distribuição populacional no país. "Foi onde a gente começou a abrir a discussão e a trazer alguns alunos para a reflexão.", lembra. "Como as ações afirmativas estão se desenhando? Como as leis de cotas estão sendo garantidas? E como convergir para tratar essa questão dentro do IFCE como uma política permanente? Que mais negros adentrem a universidade, adentrem o ensino médio integrado, em ações não apenas do NEABI, mas que a gente possa 'enegrecer' o IFCE.", destaca a professora.

A expectativa, segundo Cristiane, é que, com o III Encontro para Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE, seja possível começar a trabalhar a ação afirmativa em rede dentro do IFCE . "A maioria dos facilitadores dos GDs (Grupos de Discussão) que participarão deste encontro dos NEABIs são de outros campi. Então que a gente comece a fazer a articulação dos 14 NEABIs em rede.", pontua. A coordenadora do evento lembra que o regimento foi publicado no dia 31 de julho de 2017, destacando que a discussão do mesmo será outro ponto positivo do encontro. "Outro ponto é levar a discussão para a implementação de ações concretas dentro do Instituto, com encaminhamento das deliberações do encontro para um compromisso do IFCE com as questões étnico-raciais.", pontua Cristiane Sousa.

Segundo Cristiane, o encontro vai ser importante para dar a visibilidade aos NEABIs hoje. “Trazer as discussões das relações étnico-raciais para dentro do IF. E essa construção ser em rede, construída coletivamente, para que as demandas sejam atendidas institucionalmente, contemplando ensino, pesquisa e extensão, dentre outros espaços institucionais.", conclui Cristiane Sousa.

A programação completa do III Encontro para Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFCE está disponível no endereço eletrônico www.facebook.com/neabijaguaribe