Notícias
Protagonismo feminino marca ENICIT em Itapipoca
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
O campus de Itapipoca do IFCE foi sede, na última quarta-feira (13), do Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica do IFCE (ENICIT) referente à Região 3, que inclui também os campi de Paracuru, Pecém e Umirim.
O evento reuniu docentes e estudantes para apresentação e avaliação de pesquisas científicas que têm sido desenvolvidas na instituição. Ao todo, foram expostos, em forma de comunicação oral, 33 pesquisas nas áreas de Engenharias, Ciências Naturais e Matemática, e Ciências Humanas, Educação e Linguagem.
A programação do encontro contou ainda com uma palestra do professor Michael Duarte, do campus de Pecém, sobre energias renováveis e mercado de trabalho.
Premiação
Ao final do evento, os autores dos melhores trabalhos foram premiados com medalhas. Todos os primeiros lugares foram conquistados por mulheres. A pesquisa sobre fungos apresentada pela estudante Maria Luisa Silva, do curso superior de Ciências Biológicas do campus de Paracuru, teve a mais alta pontuação na área de Engenharias. "Eu não esperava ganhar, mas aparentemente o pessoal gostou. É uma experiência muito legal", relata a bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
O pódio da área de Ciências Humanas, Educação e Linguagem foi dominada por estudantes de Itapipoca. "É uma aventura totalmente nova pra mim. É a primeira pesquisa que estou efetuando e o primeiro evento em que participo com essa pesquisa", afirma Isabelle Constant, do curso técnico integrado em Informática. Com um estudo sobre as relações interpessoais no Ensino Médio, ela dividiu o primeiro lugar com a colega de campus Vitória Guinnevy.
Para o coordenador de Pesquisa do campus, John Aquino, o ENICIT foi um sucesso: "As salas de comunicação estavam lotadas, com alunos assistindo e apresentando. Foi muito bom ver esse campus vivo e ver como as mulheres estão protagonizando pesquisas científicas."
Confira os trabalhos e autores premiados:
ENGENHARIAS
1º lugar: Seleção de fungos altamente produtores de celulases para biotransformação de biomassa vegetal, de Maria Luisa Paiva Silva (Campus Paracuru)
2º lugar: Eficiência energética em ambiente escolar: automação e educação, de Otávio Pereira Magalhães Moura (Campus Itapipoca)
3º lugar: Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento de Energia Elétrica de baixo custo, de Kauã Lima de Queiroz (Campus Pecém)
CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA
1º lugar: Germinação de sementes da planta sabiá (mimosa caesalpiniifolia) em condições de estresses abióticos, de Ana Líria Cruz Lopes (Campus Paracuru)
2º lugar: Monitoramento microbiológico da água de bicas localizadas em uma praia de um município do litoral cearense, de Isabel Cristina Rodrigues da Silva (Campus Paracuru)
3º lugar: Experimentos de baixo custo para o ensino de física na área da cinemática: um livro com roteiros experimentais e vídeos, de Douglas Fabrício da Silva (Campus Itapipoca)
CIÊNCIAS HUMANAS, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
1º lugar: Relações sociais e seus efeitos para a formação enquanto sujeito de aprendizagem: análise antropológica da percepção de estudantes do ensino médio integrado, de Isabelle de Melo Constant da Silva (Campus Itapipoca) e A igualdade de gênero na obra de Nísia Floresta, uma brasileira à frente de seu tempo, de Vitória Guinnevy Teodosio Lima (Campus Itapipoca)
2º lugar: Patrimônios culturais de Itapipoca, de Inacio Meneses Teixeira Freitas (Campus Itapipoca)
3º lugar: A presença da Filosofia nas redes municipais das regiões metropolitana de Fortaleza e norte cearense, de Maria Clara Ferreira Braga (Campus Itapipoca)
Larissa Lima - Campus Itapipoca