O campus
Apresentação
A chegada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Itapipoca representou um marco na educação local e regional. Além da cidade sede, a instituição atende a estudantes de outros municípios do litoral oeste e da zona norte, como Amontada, Itapajé, Irauçuba, Miraíma, Trairi, Tururu e Uburetama.
O campus foi criado com o objetivo de promover a educação profissional de excelente qualidade nos diversos níveis de ensino, considerando as demandas dos saberes e fazeres para o desenvolvimento regional sustentável. Dessa forma, o IFCE chegou a mais um município cearense com a missão de produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a mais completa e visando sua total inserção social, política, cultural e ética.
Nesse sentido, o campus abre suas portas para parcerias com indústrias e órgãos do poder público municipal e sinaliza mudanças no município para criar melhores condições para a transformação de seu povo, em direção a uma vida mais digna e justa para todos que desejarem fazer parte da instituição.
Histórico
O campus de Itapipoca foi inaugurado em 26 de janeiro de 2015 pelo então Reitor do IFCE, Virgílio Araripe, em uma cerimônia com presença de autoridades e representantes da sociedade civil. Ainda no ano anterior, foi realizada a primeira audiência pública com estudantes, professores, políticos, representantes do setor produtivo e da sociedade de Itapipoca e cidades vizinhas para escolher os primeiros cursos a serem oferecidos pelo IFCE na cidade. O processo de consulta popular resultou na indicação de oito cursos técnicos e cinco superiores, sendo três tecnológicos e duas licenciaturas.
Em 2016, foi realizado o primeiro processo seletivo para os cursos técnicos integrados em Mecânica e Edificações. Em 2017, esses mesmos cursos passaram a ser ofertados também na modalidade subsequentes, o que aumentou a oferta de oportunidades de profissionalização para a população.
No sentido de ampliar sua influência positiva na região, o IFCE de Itapipoca, por meio de consulta pública realizada no período entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, levantou a necessidade da implantação do curso técnico integrado em Informática e do curso de Licenciatura em Física, que viria a ser o primeiro curso superior da unidade. Em seguida, uma audiência pública realizada com a comunidade no dia 11 de maio de 2018 referendou, por unanimidade, a implantação dos cursos no campus.
Finalmente, em 2020, teve início o curso de Licenciatura em Música, que veio atender à potencial demanda da formação de profissionais nessa área.
A estrutura física
A unidade do IFCE em Itapipoca possui uma área de 4.442 metros quadrados, que inclui bloco didático com dois pavimentos, 10 laboratórios e 20 salas de aula. Para os cursos da área industrial, há um segundo bloco didático com mais 6 laboratórios, sala de aula e oficina de manutenção. A estrutura conta também com bloco administrativo para acomodar os diversos setores do campus, além de auditório, biblioteca e sala de videoconferência. Para aulas de educação física e eventos esportivos, dispõe de um ginásio poliesportivo coberto e com vestiários. Ressalta-se que os ambientes são adequados às condições de acessibilidade, conforme a NBR 9050/2004.
Cursos
O campus de Itapipoca oferta cursos técnicos integrados (para quem deseja cursar o Ensino Médio), técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio) e superiores. Além dessas modalidades, a instituição oferece cursos de formação inicial (com carga horária igual ou superior a 160 horas) e formação continuada (para quem já tem conhecimento e/ou atuação na área e busca atualização e/ou aprofundamento de conhecimentos, com carga horária mínima de 40 horas).
Cursos ofertados atualmente:
- Técnico Integrado em Informática
- Técnico Integrado em Edificações
- Técnico Integrado em Mecânica
- Técnico Subsequente em Edificações
- Técnico Subsequente em Mecânica
- Licenciatura em Física
- Licenciatura em Música
Cursos a serem ofertados no futuro:
- Eletrotécnica
- Tecnólogo em Construção de Edifícios
- Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Tecnólogo em Mecatrônica Industrial