Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Notícias > Professor de Iguatu publica trabalhos em periódicos
conteúdo

Notícias

Professor de Iguatu publica trabalhos em periódicos

RECONHECIMENTO

O professor Vinícius Calou divulga sua pesquisa na área de Engenharia Agrícola
última modificação: 16/03/2020 18h32

Muito se discute nas universidades sobre a importância da divulgação científica de pesquisas para a evolução do conhecimento humano. Ao publicar um trabalho, o pesquisador, por meio dos seus argumentos e dados, colabora para outras conclusões de trabalhos que levam a avanços científicos em diversas áreas, desencadeando na melhoria de processos e de tecnologias para o desenvolvimento da população.

Colaborando com as pesquisas científicas, o professor do campus Iguatu, Vinícius Calou teve seu artigo “Estimation of maize biomass using unmanned aerial vehicles”(Estimativa da biomassa do milho utilizando Veículo Aéreo Não Tripulado – VANT) publicado na Revista Brasileira de Engenharia Agrícola, o periódico nacional mais importante da área. “Neste ano de 2020, em que o IFCE celebra a criação do curso superior em Engenharia Agrícola, esta publicação certifica a experiência e habilidade do corpo docente para o ambiente rural, mostrando que as pesquisas desenvolvidas neste universo podem alcançar relevância nacional e até mundial”, diz Vinícius.

A pesquisa teve como objetivo geral a criação de um método para previsão de safras, utilizando imagens aéreas obtidas por meio de VANTs (drones, Remotely Piloted Aircraft). De forma resumida, a tecnologia permite ao agricultor realizar um planejamento da sua atividade com mais precisão, pela estimativa da biomassa (massa viva do plantio). Esta estimativa possibilita melhorar a logística de escoamento da safra, além de servir como base para o cálculo da quantidade de animais que podem ser alimentados com a matéria verde oriunda da lavoura e a capacidade de silos para armazenamento. Para o docente, apenas a publicação da pesquisa em uma revista científica em si já possui grande importância pois oferece uma resposta à sociedade sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas instituições de ensino.

O professor Vinícius conta também com uma outra publicação recente (março de 2020) do artigo intitulado “The use of UAVs in monitoring yellow sigatoka in banana” (Utilização de RPAS no monitoramento da Sigatoka Amarela em plantio de bananeiras, Biosystem Engineering), com coautoria do Diretor de Ensino do campus Iguatu, professor Joaquim Branco, onde receberam a classificação A1, a mais elevada do Qualis Capes, que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.

O trabalho teve como objetivo a utilização de machine learning (aprendizagem computacional) para detectar manchas foliares causadas por um fungo em plantio de bananeiras. A metodologia contou com a aquisição de imagens aéreas através de um RPA (drone) e foi efetiva na identificação, classificação, quantificação e predição da doença. Os resultados foram promissores, contribuindo para aumento dos rendimentos no campo e abrindo a possibilidade para a utilização em outras culturas também.

Para ter acesso aos artigos completos do professor Vinícius Calou, clique aqui:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-69162019000600744&script=sci_arttext
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1537511020300568