Notícias
Discentes e docentes de Serviço Social lançam capítulo de livro sobre relação capital e trabalho.
ÊXITO
Discentes e docentes do curso de Serviço Social do IFCE Campus Iguatu lançam capítulo no livro (e-book) intitulado” Capitalismo como gestão do mal-estar operário”. O capítulo “Da pandemia ao ‘pandemônio’: reflexões sobre a relação capital e trabalho” foi escrito pelos discentes Felipe Vinicius Mendonça da Silva e Francisco Alan da Silva Marinho, sob orientação das professoras Ma. Mayéwe Elyênia Alves dos Santos e Ma. Elydiana de Souza Soares Pontes.
O texto aborda uma análise acerca da relação capital e trabalho em tempos de Pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2) no Brasil, partindo-se da crítica ao neoliberalismo brasileiro e suas afrontas à classe trabalhadora em tempos de pandemia e “pandemônio”. Desta forma, traz uma reflexão sobre os impactos da pandemia de COVID-19 hipertrofiados pelo neoliberalismo à brasileira, a partir das reflexões críticas do Serviço Social.
A pesquisa foi apresentada no II Seminário de Economia do Trabalho da URCA (II SEMET – URCA) e contou com parcerias de instituições como a Universidade Regional do Cariri - URCA e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN.
A publicação, registrado com ISBN 978-65-87381-31-2, foi possível através de parceria com Rede Internacional Interdisciplinar Pesquisadores em Desenvolvimento e Territórios, bem com da Universidade Regional do Cariri - URCA, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN, através da organização: Jackson Rayron Monteiro, Carla Camila Gomes Freitas, José Shirley Pessoa do Nascimento, Lyssandra Nascimento Chaves, Ana Lívia Rodrigues de Souza, Isac Rodrigues Pereira e Vinícius Nunes de Oliveira.
Para acessar o Ebook, o interessado poderá acessar o link: https://www.uern.br/controledepaginas/producoes-rede-ter/arquivos/651510_08_2023_ebook_2_semet_urca.pdf