Notícias
Campus Iguatu apresentará trabalhos no maior evento de óleo e gás da América Latina
PESQUISA
Sob o lema “Energia para um mundo em transformação”, a 20ª edição do Congresso Internacional Rio Oil & Gas aprovou dois trabalhos de discentes do Instituto Federal do Ceará – campus Iguatu. O evento, que é considerado o maior sobre o tema na América latina e um dos maiores do mundo, será realizado de forma online entre os dias 1º e 3 de dezembro de 2020.
Os estudantes Rayane Araújo, Danielly Costa, Sabrina Souza e Thiago Lima, do curso de Licenciatura em Química, tiveram os seguintes artigos aprovados: “Parametric study of the removal efficiency of divalent copper ions onto drilling cutting ashes” e “Potential of drilling cuttings ashes application for rhodamine B textile dye remotion in aqueous medium”. Os trabalhos fazem parte do projeto de pesquisa do Grupo de Biopolímeros e Materiais Avançados (BioMat), orientado pelos professores Kilton Renan Pereira e Francisco Avelino Sobrinho.
O professor Kilton, ressalta a importância da pesquisa acadêmica para os licenciandos. “Trata-se de um congresso internacional e de grande relevância para comunidade acadêmica, sendo os trabalhos apresentados publicados na biblioteca online do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás, com registro ISSN e DOI. Com isso, os alunos estão vivenciando novas experiências e aprendizagens da aplicação tecnológica de processos químicos para sua formação”, diz.
Grupo de biopolímeros e materiais avançados (BioMat)
O Grupo de Biopolímeros e Materiais Avançados foi idealizado pelo Prof. Dr. Francisco Avelino (IFCE – Campus Iguatu), líder do grupo e, pela Profa. MSc. Iolanda Farias (IFCE – Campus Iguatu), vice-líder. A ideia central do grupo é utilizar a biomassa regional, geralmente, na forma de resíduos agroindustriais, como fibra do coco, endocarpo do coco, bagaço da cana-de-açúcar, casca do arroz e sementes oleaginosas em geral, como matéria-prima para a obtenção de biomoléculas, a partir de processos sustentáveis (que minimizem a utilização de solventes e/ou utilizem solventes menos tóxicos (“verdes”); que utilizem catalisadores; que tenham maiores eficiências energéticas; que gerem menos subprodutos, etc) para a utilização como insumos em diferentes ramos da indústria química, como compostos com atividade antioxidante e antimicrobiana; dentre outras aplicações.