Você está aqui: Página Inicial > Iguatu > Auxílios estudantis
conteúdo

Editais em aberto

Nenhum edital aberto no momento

Conheça também:

Orientações iniciais

Auxílios estudantis

O programa de auxílios estudantis do IFCE tem como objetivos:

  • Ampliar as condições de permanência e apoio a formação acadêmica dos estudantes discentes, visando a reduzir os efeitos das desigualdades sociais;
  • Contribuir para redução das taxas de retenção e de evasão;
  • Propiciar a melhoria do desenvolvimento acadêmico e biopsicossocial do discente;
  • Possibilitar aos discentes maior participação no mundo acadêmico, visando à sua formação integral; e fomentar a inclusão social pela educação.




O Programa de Auxílios-Estudantis do IFCE, campus Iguatu é composto por nove auxílios, cinco destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade social[1], e dois auxílios-universais, e dois criados para o contexto do Ensino Remoto (devido à pandemia) respectivamente:


  • Auxílio-Moradia,
  • Auxílio-Transporte,
  • Auxílio-Discente pai/mãe,
  • Auxílio-Formação,
  • Auxílio-Emergencial,
  • Auxílio-óculos
  • Auxílio-Visitas e Viagens Técnicas.


O critério para todos os estudantes, é que estejam matriculados em no mínimo 12 créditos, com frequência às aulas igual ou maior do que 75%, não podendo reprovar mais do que duas disciplinas por semestre. Caso haja reprovação em duas disciplinas, estas não podem representar 50% do total de disciplinas em que o estudante esteja matriculado.

Para se inscrever no tipo de auxílio desejado, o estudante precisa se inscrever no Sistema Informatizado de Assistência Estudantil (SISAE) em sisae.ifce.edu.br, informando o número de matrícula e o e-mail cadastrado no Q-Acadêmico para criar o acesso ao SISAE. Em seguida é necessário o estudante informar o auxílio que deseja se inscrever e anexar todos os documentos exigidos, os quais devem estar em formato de pdf ou imagem, devidamente scaneados ou fotografados.


 As parcelas são pagas em conta corrente ou poupança do próprio estudante, não podendo ser pagas em conta de parentes ou terceiros. Ou seja, é necessário que o estudante tenha conta corrente ou poupança em seu nome. Para evitar erros e atrasos, o estudante precisa cadastrar CORRETAMENTE seus dados bancários.



[1]Vulnerabilidade Social diz respeito a baixas condições sociais e econômicas, cujos principais indicadores utilizados são: renda advinda de trabalho informal, e/ou renda per capita de até um salário mínimo e meio, associado à presença de idosos, crianças, deficientes e/ou doenças crônicas ou degenerativas na família, dentre outros aspectos que podem comprometer as condições básicas de sobrevivência do estudante e sua família.

Renda per capita - é a renda por pessoa; soma-se todos os rendimentos das pessoas que moram na casa e divide pelo número de pessoas, resultando assim na renda per capita.

Família - são consideradas todas as pessoas que vivem sobre o mesmo teto/na mesma casa.

Para solicitar seu auxílio:


O que é cada Auxílio

Auxílio-moradia:
Subsidia despesas com locação ou sublocação de imóveis pelo período de 01 (um) ano, pago em 12 (doze) parcelas mensais. Visa atender prioritariamente, estudantes oriundos de localidades fora da sede do campus e dependentes financeiramente da família de origem.

Auxílio-formação:
Busca ampliar as condições de permanência e apoio à formação acadêmica dos discentes regularmente matriculados no IFCE Campus Iguatu, por meio de auxílio. Objetiva viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e prevenir situações de retenção e evasão decorrentes de vulnerabilidade social.

Auxílio-transporte:
Subsidia despesas do trajeto residência/campus/residência nos dias letivos, concedidos pelo período de 1 (um) ano. Deve utilizar, prioritariamente, transporte coletivo ou similar, no trajeto residência/campus/residência.

Auxílio-óculos:
O Auxílio-Óculos é concedido ao estudante que comprovar a necessidade de uso de óculos/lentes por meio de prescrição de médico oftalmologista. A solicitação do auxílio deve anteceder a compra dos óculos, ou seja, o estudante solicita o auxílio e, depois que a solicitação é analisada e deferida faz a compra dos óculos. A partir da data do deferimento o estudante tem prazo de 90 dias para anexar o CUPOM ou NOTA FISCAL da compra.

Auxílio Discentes Mães/Pais:
Subsidia despesas com filho(s) de até 12 anos de idade incompletos ou com deficiência, independente da idade, que estejam sob guarda do estudante, pelo período de 1 (um) ano, pago em 12 (doze) parcelas mensais.

Auxílio Emergencial (novo):
O Auxílio-Emergencial é concedido em situações de agravamento da situação de vulnerabilidade social já existente, a partir de solicitação do estudante diretamente no setor de Serviço Social, o qual avalia a situação e realiza visita domiciliar para decidir sobre a concessão ou não do auxílio. Caso seja concedido, o referido setor abre o SISAE para o estudante se inscrever no auxílio. Nesse caso, o estudante deve enviar um e-mail (s.servicosocial.igu@ifce.edu.br) solicitando o auxílio-emergencial para depois se inscrever no SiSAE.

Auxílios-visitas:
Os auxílios-Visitas e Viagens Técnicas e o Acadêmico são concedidos aos estudantes que necessitem participar de uma visita técnica ou eventos acadêmicos/científicos e socioestudantis, com a finalidade de subsidiar despesas com hospedagem, passagens e alimentação.

Vídeo explicativo de como utilizar o Sisae

[06/01/2022] 

O IFCE-campus Iguatu está com inscrições abertas para editais AGORA?

Resposta: Não. Ainda não há novos editais em 2022. Fique atento(a) às atualizações aqui na página ou nas nossas redes sociais.

Quando o meu auxílio-estudantil será pago?

Resposta: Infelizmente não existe um dia certo de pagamento. Vai depender do repasse do governo federal para o campus. Porém a estimativa é que seja pago até o final da primeira quinzena do mês. Se o seu auxílio ainda não chegou, verifique com a administração financeira do campus se os seus dados bancários estão corretos.