Você está aqui: Página Inicial > Horizonte > Notícias > IFCE Horizonte realiza oficina de confecção de foguetes de garrafa PET
conteúdo

Notícias

IFCE Horizonte realiza oficina de confecção de foguetes de garrafa PET

NOTÍCIAS

O evento objetivou fomentar a participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA)
última modificação: 02/05/2022 13h24

Na última segunda-feira, dia 25.04.22, no campus Horizonte, recebemos professores e alunos da rede municipal de educação do município de Pacajus para a realização de uma oficina de construção e lançamento de foguetes de garrafa PET. O evento objetivou fomentar a participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e capacitar os docentes envolvidos para replicar a prática localmente nas suas escolas.

Na ocasião, os alunos do curso de Licenciatura em Física do IFCE campus Horizonte, sob a orientação do professor da disciplina Metodologia do Ensino da Física, professor Pablo de Abreu de Morais, fizeram uma exposição sobre os princípios físicos envolvidos no lançamento de foguetes e realizaram uma oficina de confecção de foguetes de garrafa PET. Após esse momento, os participantes fizeram o lançamento dos foguetes construídos na oficina. Essa atividade é uma demonstração prática de que a Ciência pode ser abordada de forma lúdica, sem abrir mão da abordagem teórica dos conceitos científicos, para despertar o interesse dos estudantes pela Ciência.

Com essa e outras ações, o IFCE campus Horizonte vem cumprindo com sua vocação que é ofertar educação de excelência atendendo às demandas sociais, desse modo, contribuindo na formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental de Pacajus.

A parceria foi firmada em reunião entre coordenador do Curso de Licenciatura em Física, profº Júlio César Lima Moreira, a diretora de ensino do campus, profª Alanna Carvalho, o profº Pablo de Abreu de Morais e o professor formador da rede municipal de educação de Pacajus, profº João Manuel. A parceria entre o IFCE-campus Horizonte e Pacajus já vem sendo estabelecida há mais tempo pela direção de ensino do campus, através da professora Alanna Carvalho e vem rendendo bons frutos para a região.