Você está aqui: Página Inicial > Horizonte > Notícias > Campus Horizonte promove "É Dia de Criança"
conteúdo

Notícias

Campus Horizonte promove "É Dia de Criança"

COMUNIDADE

A terceira edição do evento contou com a participação de crianças de 3 a 5 anos, com atividades lúdicas e ações de saúde
última modificação: 18/10/2019 09h09

Crianças entre 3 e 5 anos de idade participaram, no último dia 11, do evento "É Dia de Criança", no Centro de Educação Infantil (CEI) Nelsa Navilha Grendene Bartelle. A elas foi oferecida uma manhã com brincadeiras, lanches e cuidados com a saúde bucal. A iniciativa foi uma realização do campus de Horizonte, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e com a empresa Ford.  

"É Dia de Criança" aconteceu das 8h às 11h, com uma programação que teve início com a acolhida e prosseguiu com momentos lúdicos, a exemplo do pula-pula, fazendinha e distribuição de pipoca, algodão doce e brinquedos. Para a ocasião, também foi disponibilizada a Unidade Móvel de Saúde Bucal do Sesi, que realizou atendimento odontológico para a criançada.

Toda a programação foi gratuita, como informa Eugênio Dantas Júnior, técnico em Assuntos Educacionais do campus Horizonte. Segundo ele, este momento preparado por estudantes e servidores do campus buscou homenageá-las e valorizá-las, oportunizando a socialização entre elas. “A preocupação do IFCE é valorizar as crianças para que se sintam aceitas, compreendidas e respeitadas. Além disso, buscamos fazer do campus do IFCE referência para comunidade e a comunidade referência para a Instituição”, explica.

A ideia foi aproximar a comunidade acadêmica do campus com a referida escola através do voluntariado, valorizando, sobretudo o seguinte preceito: “A criança tem o direito de brincar, praticar esportes e divertir-se” (ECA, art. 16, IV). Assim, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, toda criança tem direito à liberdade, o que inclui brincar, praticar esporte e divertir-se, bem como ao respeito e à dignidade.

O Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, foi instituído, no Brasil, por meio do Decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.