Você está aqui: Página Inicial > EaD > HETEROIDENTIFICAÇÃO > Conteúdo > Perguntas & respostas > Autodeclaração
conteúdo

Autodeclaração

última modificação 24/08/2023 11h04

Qual é a diferença entre autodeclaração e heteroidentificação?

A autodeclaração consiste em uma declaração que uma pessoa faz sobre si mesma. No contexto de nossos processos seletivos, a própria pessoa candidata, no ato da inscrição, vai declarar a sua pertença racial.

Como procedimento complementar à autodeclaração, temos a heteroidentificação, realizada por uma comissão designada pelo IFCE para verificar a veracidade da autodeclaração racial do(a) candidato(a).

 

Quem é considerado(a) branco(a)?

No Brasil, são consideradas brancas as pessoas que apresentam os traços característicos de povos europeus. 

São justamente os traços físicos (o fenótipo) que definem se alguém tem direito às cotas raciais como pessoa negra (preta ou parda). Assim, uma pessoa que seja percebida fisicamente como branca não terá direito às cotas raciais, mesmo que possa comprovar uma ancestralidade africana ou afro-brasileira.

 

Quem é considerado(a) negro(a)? 

Para o IBGE, a população negra consiste no somatório de pessoas pretas e pardas. As pessoas negras têm traços característicos de povos negros africanos ou afro-brasileiros, ou seja, elas têm o fenótipo negro.

Nas pessoas negras consideradas pretas o conjunto das características fenotípicas negras está totalmente presente, mas também as pessoas negras pardas, por suas características fenotípicas, são potenciais vítimas do racismo e da discriminação racial.