Você está aqui: Página Inicial > dgti > III Workshop de Tecnologia da Informação
conteúdo

III Workshop de Tecnologia da Informação

publicado 01/11/2018 13h08, última modificação 28/11/2018 16h07

O WTI tem como objetivo promover o encontro e a interação entre profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação no IFCE bem como fortalecer os laços de parceria entre os profissionais de TI das demais instituições conectadas à GigaFOR e ao CDC-Acadêmico, e nesta 3ª edição traz como tema “Dez Anos de GigaFOR”.

Durante o evento acontecerão palestras, cases de sucesso e cursos voltados à área de TI.

 

PALESTRAS

"Agile e Lean no Serviço Público" (28/11)

Mundo afora, a Gestão Ágil cresce a passos largos, especialmente na área de Tecnologia da Informação (TI). Mas como a adoção no serviço público ? E além do mundo de TI ? É possível adotá-la com resultados positivos? Nesta palestra, compartilharei algumas iniciativas conduzidas no Tribunal do Trabalho do Ceará utilizando a Gestão Ágil em unidades de TI, administrativas e judiciárias. Com a aplicação de conceitos e ferramentas da Gestão Ágil e do pensamento Lean (precursor da Gestão Ágil), diversas unidades têm relatado benefícios e impactos positivos em seus resultados, ambientes e processos de trabalho.

Palestrante:

Jonathan Maia

  • Diretor da Divisão de Sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho  do Ceará (TRT7), servidor público federal desde 2010, com experiência prévia na Dataprev, Serpro e Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa no Ceará (RNP). Possui as certificações Project Management Professional © (PMP),  Professional Scrum Master I ©  (PSM I), Professional Scrum Product Owner I  © (PSPO I) e Scrum Fundamentals Certified © (SFC). Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará e especialista em Gerenciamento de Projetos de TI pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Autor do Blog Eu na TI, instrutor credenciado nas Escolas Judiciais do TRT Ceará, TRT Sergipe, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e na plataforma online Udemy. Experiência em dezenas de projetos com abordagens ágeis, híbridas e tradicionais, incluindo projeto com menção honrosa no Prêmio de Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov).

 

“Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP” (28/11)

 Palestrante:

 

Makelli Araújo Jucá

  •  

 

 

"Planejamento" (29/11)

Palestrante:

Stenio Wagner Pereira de Queiroz

  • Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará - ano 2004. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará - ano 2011 Especialista em Administração Pública pelo Instituto Ateneu de Graduação & Pós-graduação - ano 2013. Mestrado em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - ano 2018. Servidor técnico administrativo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, onde ocupa atualmente a função de Chefe do Departamento de Planejamento e Políticas Institucionais. Tem experiência em administração, atuando principalmente na área de planejamento estratégico.

 

“Redação oficial com foco na área de TI” (30/11)

 Palestrante:

Heidy Leão

  • Especialista em Direito Educacional, Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará, e Técnica em Secretariado Executivo no Cetrede/UFC. Atua no IFCE desde 2016. 

 

O Cinturão Digital do Ceará e a Transformação Digital” (30/11)

A Transformação Digital está aí, batendo à porta e querendo entrar. E os governos estão atentos, pois bem sabem que, analógicos e não abrindo essas portas, fadados ao insucesso estão. Essa palestra contém uma demonstração de como o Governo do Estado do Ceará vem se preparando para esse momento, viabilizando, assim, o surgimento de um novo hub no Ceará: o Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação.

 Palestrante:

Raimundo Osman Lima

  • Mestre em Redes de Comunicação pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, professor universitário e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Empregado de carreira da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará – Etice, desde 1988, quando ingressou no extinto Seproce. Assumiu por seis anos a Diretoria de Segurança da Informação da Etice e atualmente é Diretor de Operações do órgão. Atuando há 30 anos na área de TIC do Governo do Estado, participou de diversos projetos, adquirindo ainda vivência nas áreas de:
    - Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
    - Suporte, Produção e Operação em ambiente mainframe;
    - Gerenciamento de ambiente de infraestrutura corporativa;
    - Prospecção, estudo e implantação de novas tecnologias;
    - Dentre outros.

 

 

CURSOS (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)

Bacula - backup profissional (20 h): um curso prático para montar ambiente de backup automatizado com Bacula. Instrutor: Matheus Medeiros da Cruz

Introdução Kubernetes (K8S) (20 h): o curso é voltado para quem já tem noção de docker e deseja aprender na teoria e práticas os principais conceitos de K8S. Através de containers dockers, criar aplicações que possuam dependências entre elas e ensinar como utilizar o conceito de kubernetes para gerenciar os pods das aplicações. Instrutores: Paulo Abner Aurelio MesquitaJonnys Dario S. Gomes

Shell Script (VAGAS PREENCHIDAS) (20 h): Shell Script é uma linguagem de script usada em vários sistemas operacionais, com diferentes dialetos, dependendo do interpretador de comandos. É utilizada, ainda, para automatizar tarefas em servidores Linux através da linguagem Shell Script. Instrutor: Osvaldo Filho

                                                                                             Instrutores:

                                                                                    

                                                                               Matheus Medeiros da Cruz

  • Graduado em Redes de Computadores pela Universidade Federal do Ceará, Campus Quixadá. Trabalha atualmente como Técnico em Telecomunicação da UFC  - Campus Quixadá. Faz consultoria em Infraestrutura de Redes de computadores. Possui interesse nas áreas de Infraestrutura de Redes, Administração servidores Linux e containers docker.

 

                                                                                        

                                   Paulo Abner Aurelio Mesquita                e                 Jonnys Dário S. Gomes 

  • Paulo Abner é Bacharel em Matemática formado pela UFC, possui Especialização em Métodos Matemáticos Computacional (UFC) e Mestrado em Computação pela UECE. Desde 2008 é Analista de Sistemas do Instituto Atlântico (IA). Atualmente participa de projeto em Computação Gráfica onde desenvolve ferramentas para análises de modelos 3D. Faz parte do grupo de DevOps da instituição, onde é responsável por dar suporte à dockerização das aplicações internas e disponibilizá-las em um cluster Kubernetes.
  • Jonnys Gomes é formado em Tecnologia em Telemática pelo IFCE. Trabalhou cinco anos com pesquisa em laboratórios de software do IFCE. Juntou-se ao Instituto Atlântico em 2015 como Analista de Sistemas. Dentro do IA, passou por projetos nas áreas web, mobile e redes. Atualmente trabalha como DevOps em um projeto que opera clusters Kubernetes em infraestruturas da Amazon Web Services. Também como DevOps, faz parte de um grupo do IA que é responsável por dar suporte à infraestrutura de servidores e aplicações que executam em containers docker em clusters Kubernetes.

 

                                                                                   

                                                                                           Osvaldo Filho

  • Pós-graduando em Computação Forense e Perícia Digital. Graduado em Redes de Computadores (Centro Universitário Estácio do Ceará) e Técnico em Conectividade (IFCE). Técnico em TI/Redes na Universidade Federal do Ceará. Atua na área de TI desde 2005 como professor, palestrante e em empresas no estado do Ceará.

 

Observação I: o recebimento do certificado de participação no evento está condicionado ao pré-requisito abaixo:

a) comparecimento a no mínimo dois dias de palestras.

Observação II: o recebimento do certificado de conclusão de curso está condicionado aos pré-requisitos abaixo:

a) comparecimento a no mínimo 75% da carga horária do curso e

b) comparecimento a no mínimo dois dias de palestras.

 

Data de realização:  27 a 30 de novembro de 2018.

Horário: de 8h às 18h.

Local: Reitoria do IFCE (rua Jorge Dumar 1703 - Jardim América, Fortaleza-CE).

 

Para acessar a programação, clique aqui.