Solução de Backup
Solução de Backup tipo Appliance
- A solução a ser proposta deve obrigatoriamente fazer uso de sistemas inteligentes de armazenamento de backup em disco, baseado em “appliance”, que se entende como um subsistema composto de hardware e software com o propósito específico de ingestão dos dados de backup, desduplicação e replicação dos dados desduplicados;
- O “appliance”, composto de hardware e software, deve ser do mesmo fabricante, não sendo aceito o regime de OEM no fornecimento dos componentes da solução;
- O appliance deve constar no site do fabricante como uma solução de backup em disco com desduplicação;
- O “appliance” deve ser composto, de processamento e armazenamento integrado, dedicado única e exclusivamente, à execução das atividades de inserção, desduplicação e replicação dos dados enviados diretamente pelos clientes de backup;
- O hardware da solução não poderá ser compartilhado com nenhum outro software;
- O hardware deve ser novo, sem uso e constar da linha de produção do fabricante, não sendo aceito gateways e/ ou composições feitas exclusivamente para atendimento ao presente edital;
- Os dados de backup desduplicados devem ser armazenados em discos de no máximo 2TB (dois terabytes) de capacidade para composição da área útil com proteção RAID-1;
- O hardware de cada “appliance” deve ser composto de servidores, conectividade e armazenamento;
- Todos os componentes de hardware do appliance devem ser redudantes, incluindo processamento, conectividade e armazenamento;
- Todos os componentes de hardware do appliance deverão possuir fontes de alimentação redundantes;
- Os discos do appliance devem ser hot-swappable;
- O appliance deve possuir alta disponibilidade de processamento, conectividade e armazenamento, garantindo o pleno funcionamento das atividades de backup e recuperação de dados sendo executados mesmo com a perda total de qualquer um dos componentes;
12.1. Na eventualidade da perda total de um dos componentes do appliance, os dados armazenados na solução não devem ser afetados e deve continuar acessível e manter as operações de backup e recuperação de dados em execução;
12.2. A substituição de um componente com defeito deve permitir o rebalanceamento dos dados entre todos os componentes que compõem o appliance;
13. No caso de uma ou mais características descritas no tópico 12 não serem atendidas, deverá ser incluído e entregue componentes de reposição de todos os hardwares que compõem o appliance;
14. A solução de backup deverá possuir tecnologia de desduplicação de dados, ou seja, não armazenar mais de uma vez dados que sejam duplicados.
15. A desduplicação deve acontecer no nível de blocos de tamanho variável, ajustado automaticamente pelo próprio algoritimo do appliance de forma a atingir melhores taxas de desduplicação;
16. Caso a solução ofertada não possua desduplicação no nível de blocos de tamanho variável como descrito no tópico 15, deverá ser ofertado 50% a mais de área útil ao especificado no tópico 32 e 33 deste Item;
17. A desduplicação deve acontecer nos clientes de backup, na origem dos dados, antes dos dados serem enviados e gravados no disco do appliance;
18. A desduplicação deve ser global, ou seja, identificar dados duplicados no mesmo servidor e em servidores diferentes, armazenando na solução somente blocos de dados únicos. Caso a desduplicação não seja global, deverá ser ofertado 50% a mais de área útil ao especificado no tópico 32 e 33 deste Item;
19. Deve suportar backup via LAN e WAN, sem a necessidade de adquirir outros appliances para as localidades remotas.
20. O appliance deve armazenar os dados de backup em disco
21. A solução deve possuir as seguintes características de alta disponibilidade:
21.1. O subsistema deve possuir checkpoints ou snapshots internos que permitam melhorar a segurança dos dados armazenados e permitir a recuperação dos dados para um momento anterior;
21.2. O appliance deve possuir alta disponibilidade de processamento e armazenamento;
22. Deve replicar os dados desduplicados através de link IP para outro equipamento do mesmo tipo;
23. Deve suportar replicaçao 1 para 1, N para 1 (várias origens e 1 destino) e 1 para N (1 origem replicando para vários destinos);
24. Deve estar licenciado para replicar toda a capacidade ofertada;
25. Somente os dados já desduplicados devem ser replicados de forma a consumir menos banda de rede;
26. A replicação deverá ser assíncrona ou ocorrer em horário pré-determinado;
27. Deve possuir critptografia a ser utilizada no processo de backup, de no mínimo AES256-SHA;
28. Deverá possuir no mínimo 6 (seis) portas 1Gb por appliance;
29. A solução deverá ser escalável a no mínimo 32 (trinta e duas) portas ethernet;
30. A solução dever prover uma performance de backup de no mínimo 1.300 (hum mil e trezentos) MB/segundo com o processo de desduplicação;
31. Deve receber dados de backup via ethernet (IP) 1Gb;
32. A área de backup em disco deve possuir no mínimo 7 (sete) TB úteis sem considerar ganhos com desduplicação e compressão de dados;
33. A área de backup em disco deve ser escalável à no mínimo 58 (cinquenta e oito) TB úteis no mesmo appliance sem considerar ganhos com desduplicação e compressão de dados;
34. Deve ser entregue um segundo equipamento de igual modelo e capacidade somente para receber dados de replicação;
35. Deve estar licenciado para executar o backup de no mínimo 15 (quinze) TB de dados na origem;
36. A solução de backup deverá verificar diariamente de forma automática (sem necessidade de qualquer agendamento, ou script) a integridade dos dados armazenados com algoritmos de checksum e auto-correção em caso de corrupção dos dados. Caso a solução apresentada não possua a funcionalidade solicitada, deverá ser ofertado pelo menos o dobro da performance especificada no tópico 30 pois parte da janela de backup deverá ser utilizada para o cheque de integridade;
37. O gerenciamento das políticas de backup deve ser centralizado e via interface gráfica;
38. A solução deve permitir o agendamento de jobs de backup, sem utilização de utilitários de agendamento dos hosts;
39. Deve prover acesso à interface de gerenciamento via browser e linha de comando;
40. Deve permitir a definição de níveis de acesso ao sistema, suportando no mínimo usuários do tipo Administrador (que pode criar e alterar configurações) e Operador;
41. Deve prover relatórios gerenciais de backup com no mínimo as seguintes informações: backups com sucesso, backups com falha, volume de backup realizado, restores com sucesso, restores com falha, volume de restore realizado, clientes de backup configurados, ocupação no destino de backup;
42. Deve suportar operações de backup e restore em paralelo;
43. Deve prover monitoramento via interface gráfica e em tempo real dos jobs sendo executados;
44. Deve possuir logs dos jobs;
45. Suportar backup e restore máquina virtual VMware e Hyper-V, suportando backup de guest e backup de imagem com restore individual de arquivos e diretórios;
46. Suportar integração com VMware através do vStorage API;
47. Deverá fazer uso da da funcionalidade CBT (Change Block Tracking) da Vmware para as operações de backup e restore. Caso a solução apresentada não possua a funcionalidade solicitada, deverá ser ofertado pelo menos o triplo da performance especificada no tópico 30;
48. A solução deverá ser compatível e possuir clientes e módulo de backup para os ambientes Netware 6.5, Solaris (8, 9, 10), Windows 2003/2008, vSphere 5.x, MS-SQL, Oracle, Oracle RAC, IBM DB2, IBM Notes, MS-Exchange, NDMP, SharePoint, SAP em Oracle, Sybase;
49. A solução deve contemplar número ilimitado de clientes e módulos para backup para todos os ambientes descritos;
50. Deve possuir funcionalidade que permita migrar clientes de backup para outro “appliance” de mesma marca e modelo;
51. Deve possuir funcionalidade que permita com que usuários de desktop/laptop realizem backup e restore de forma automática ou “on-demand”;
52. Deve permitir que restore de dados das estações desktop/laptop seja executado pelo próprio usuário, sem a necessidade de envolver a operação ou o administrador do backup.
53. O equipamento ofertado será fornecido em rack padrão de 40U ou 42U;
54. A solução deve possuir função de acesso remoto para diagnóstico remoto em caso de falhas ou defeitos.
55. A solução deve possuir função de “call-home” através de linha telefônica comum ou email para diagnóstico remoto em caso de erros/defeitos, para a central do fabricante.