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Controladora de Storage

última modificação 26/08/2016 15h03

Controladora de Storage para Armazenamento de Dados.

Nota:
Tratando-se uma solução de storage, quando existir a necessidade de se adquirir discos e gavetas, a justificativa para a criação de lotes deve ser feita a fim de manter a compatibilidade dos itens. 

Tratando-se de expansão para a uma solução já em uso pelo instituto deve-se incluir o requisito de compatibilidade com a solução existente citando o fabricante e modelo do equipamento em uso.

Esta especificação não contempla os discos, os quais devem ser incluídos para o funcionamento do mesmo.

 

  1. Deverá possuir a capacidade de expansão total para, no mínimo, 125 (cento e vinte e cinco) baias para unidades de disco rígido SAS sem a necessidade de expansão em sua capacidade de processamento, I/O ou memória;
  2. Fontes de alimentação redundantes tipo hot-swap ou hot-plug, que mantenham o equipamento em operação integral em caso de falha de uma das fontes; Deverão ter redundância às fontes de alimentação, as controladoras e os ventiladores;
  3. Toda a arquitetura do storage não deverá ter ponto único de falha.
  4. Controladora RAID, no mínimo duas, redundantes e com no mínimo 2 portas SAS (6Gbps) por controladora para conexão com as gavetas de disco (Back End);
  5. Deverá ser fornecido no mínimo, 08 interfaces de 8 Gbps de conexão Fibre Channel aos servidores;
  6. Deverá ser fornecido no mínimo, 4 portas  iSCSI de no mínimo 1Gbps, compatível com Windows e Linux;
  7. Deverá possuir suporte a conexão FCoE para upgrades futuros;
  8. Suporte a no mínimo 2048 LUN’s.
  9. Memória cache total para escrita e leitura com capacidade mínima de 8 GB por controladora;
  10. Deverá possuir recurso que garanta a integridade dos dados de escrita através de bateria de backup ou mecanismo de proteção capaz de manter a integridade dos dados com autonomia de no mínimo 96 horas em caso de falha de energia ou trabalhar com tecnologia de Cache destage;
  11. Suportar, simultaneamente, a implementação dos níveis de proteção de dados RAID 0, 1, 5, 6 e 1+0;
  12. As controladoras deverão possuir fontes de alimentação e ventiladores redundantes de tecnologia hot-plug ou hot-swap;
  13. No caso de falha em uma das unidades de processamento, a outra deve assumir o controle de forma transparente e sem perda de informações;
  14. Deverão suportar as velocidades dos discos rígidos SAS de 10.000 e 15.000 rpm simultaneamente na mesma gaveta de discos do subsistema de storage;
  15. Deverá suportar na mesma gaveta do subsistema de storage, discos com capacidade e com tecnologias diferentes, padrão SAS, NL-SAS e discos SSD (Flash).
  16. As gavetas de discos deverão ser integradas ao SAN Storage através de conexões SAS diretamente com o back-end do mesmo;
  17. Software de administração do SAN Storage ilimitado deverá ser fornecido em conjunto com a solução de storage e ser do mesmo fabricante do storage;
  18. Deverá suportar a gerência de todas as funcionalidades descritas para o storage, bem como para a SAN;
  19. Deverá permitir a administração centralizada, por meio de um console de gerência, que deve operar em sistema operacional da família Windows ou Linux;
  20. Deve ser fornecido software para o subsistema de discos que permita conexão de um número ilimitado de servidores sem necessidade de futuros upgrades de software;
  21. Deverá ser capaz de definir os volumes lógicos de armazenamento (LUNs) e especificar quais servidores são autorizados a acessar esses volumes e quais as rotas de acesso (LUN masking e zoning);
  22. Deverá ser fornecido software de análise de desempenho e utilização do subsistema (quantidade de operações de read/write, utilização dos processadores, etc.), gerando dados para análise que possam ser exportados em formato aberto (texto, planilhas eletrônicas, etc.) para geração de relatórios e gráficos analíticos;
  23. Deverá ser fornecido a funcionalidade que efetue a movimentação automática de volumes e respectivos blocos internos, entre tipos de discos distintos através de métricas de performance pré-estabelecidas.
  24. Deverá ser fornecido a funcionalidade que efetue a redução do consumo interno de gravação em disco, através de compressão de blocos para o tráfego realizado para a camada SAN
  25. Deverá ser fornecido a funcionalidade que efetue a qualificação da prioridade de serviço dos servidores ao storage, garantindo um nível de serviços personalizado para cada volume de acesso ao equipamento
  26. Possibilitar a rápida restauração do sistema através de scripts e troubleshooting de diagnósticos remotos;
  27. Deverá suportar a funcionalidade que efetue a expansão quando necessária da área de memória cache de leitura interna ao equipamento, através da utilização de Flash Drivers.
  28. Deverá permitir total e plena disponibilidade das informações armazenadas, mesmo em face de atividades de manutenção técnica, tais como substituição de componentes, upgrade de capacidade, alteração de características funcionais ou atualização de microcódigos (firmware);
  29. Informações adicionais
    1. O solução deve ser fornecido com os componentes necessários para sua completa instalação e o perfeito funcionamento da solução;
    2. A solução deverá ser montada e instalada na instituição, por técnico capacitado do fabricante ou fornecedor e deve contemplar a interligação com todos os demais equipamentos referentes a virtualização deste lote. Deverão ser fornecidos todos os cabos, conectores, ferramentas, etc e deve haver treinamento e transferência tecnológica, para até 6 (seis) profissionais, a ser realizado na cidade da instituição juntamente com os softwares necessários contemplados neste lote.
    3. Transferência de conhecimento tecnológico na modalidade hands-on, através de capacitação para no mínimo 06 (seis) profissionais do corpo técnico.
  30. Garantia e Suporte
    1. O equipamento proposto deverá possuir garantia de 3 anos para reposição de peças on-site.
    2. Os serviços serão solicitados mediante a abertura de um chamado efetuado por técnicos da contratante, via chamada telefônica local, a cobrar ou 0800, e-mail, website ou chat do fabricante ou à empresa autorizada (em português – para o horário comercial – horário oficial de Brasília) e constatada a necessidade, o fornecedor deverá providenciar o deslocamento do equipamento, bem como seu retorno ao local de origem e ainda do técnico responsável para solução do problema no local, sem qualquer ônus ao contratante.
    3. Deverão ser fornecidas as atualizações corretivas e evolutivas do software durante o período de garantia;