Perguntas frequentes
1 - Como fazer a inscrição para se candidatar às vagas dos cursos do IFCE?
Para concorrer às vagas dos processos seletivos do IFCE, o candidato deve acessar o sistema Q-seleção e consultar o edital do concurso pretendido. Ao consultar as condições do certame e, estando apto a concorrer às vagas, o interessado deve escolher a opção de "fazer inscrição" e seguir os procedimentos e orientações do edital. É preciso que se fique atento para não perder os prazos estabelecidos para pagamento de boleto, quando necessário, e confirmação de inscrição.
2- Os cursos do instituto são pagos?
Os cursos oferecidos pelo IFCE são gratuitos, pois se trata de uma instituição federal pública de ensino, que oferta de cursos nas modalidades técnica, superior (graduações tecnológicas, bacharelados e licenciaturas) e pós-graduação. Ademais, oferta também cursos de formação inicial e continuada, cursos de extensão, à distância e de pós-graduação.
I – Cursos Técnicos
3- Quando iniciam as inscrições para os cursos técnicos?
As inscrições para os cursos técnicos ocorrem semestralmente, em calendários estabelecidos pelos campi. Os editais são lançados no sistema Q-seleção do portal do IFCE. O instituto também divulga notícias na página e na mídia local, quando do lançamento dos editais, informando o período de inscrições.
4 - Quais as modalidades de cursos técnicos ofertados no IFCE?
Cursos técnicos concomitantes ao Ensino Médio, cursos técnico subseqüentes ao Ensino médio e cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.
5 - O que é necessário para se inscrever para os cursos técnicos?
Para concorrer a uma das vagas dos cursos técnicos, é preciso que o candidato tenha os documentos de identidade e o CPF para informar no ato da inscrição. Candidatos aos cursos integrados precisam comprovar, no ato da matrícula, a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental. Para se matricular nos cursos concomitantes, é necessária uma declaração de conclusão do 1º ano do Ensino Médio. Já para os subseqüentes, é exigido certificado de término do Ensino Médio.
6 - Quais os conteúdos que devem ser estudados para as provas do IFCE?
O conteúdo programático para estudos é disponibilizado nos editais dos concursos, separados por processos seletivos, podendo ser consultados na página do sistema Q-seleção.
7 - Onde encontrar a listagem dos cursos oferecidos pelo IFCE?
No portal do IFCE, o interessado pode acessar o link cursos ofertados ou clicar em um dos campi para ter acesso à lista de cursos de cada unidade.
8 - Qual a diferença dos cursos de ensino técnico e dos cursos de ensino integrado?
Ambos os cursos têm a mesma formação. Entretanto, a modalidade de ensino integrado é aquela em que o aluno cursa o ensino médio e o técnico ao mesmo tempo na mesma instituição (não confundir com ensino integral, na qual os alunos passam dois turnos na unidade de ensino).Já a modalidade de ensino técnico subsequente é aquela em que o aluno pode cursar o ensino técnico somente após a conclusão do ensino médio. No técnico concomitante, o aluno estuda em um curso técnico no IFCE ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio em outra escola. Para tanto, é preciso que os candidatos aprovados nos exames de seleção do IFCE tenham esse perfil no ato da matrícula nos cursos.
9 - Qual a diferença entre os cursos de ensino técnico concomitante e os cursos de ensino técnico subsequente?
Ambos os cursos têm a mesma formação. Entretanto, a modalidade de ensino técnico concomitante é aquela em que o candidato precisa ter o 1º ano do ensino médio completo no ato da matrícula no IFCE. Já a modalidade de ensino técnico subsequente é aquela em que o aluno cursa após ter concluído o ensino médio. Para tanto, é preciso que os candidatos aprovados nos exames de seleção do IFCE tenham esse perfil no ato da matrícula nos cursos.
II – Cursos superiores
10 - Como ingressar em um curso superior no IFCE?
O candidato tem de fazer as provas do Enem e se inscrever no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu). O sistema de seleção é realizado duas vezes por ano e recebe inscrições pela internet – http://www.sisu.mec.gov.br
Os únicos cursos do IFCE que não participam do SISU são os de Licenciatura em Teatro e Artes Visuais, pois necessitam de um teste de habilitação específica (THE), sendo, portanto, publicado edital específico para esses cursos em duas oportunidades: no primeiro e no segundo semestre do ano.
11- Onde encontrar informações relativas a reconhecimentos dos cursos de graduação do IFCE?
Você pode ter acesso às informações por meio de duas opções:
Opção 1: Acesse o endereço eletrônico do EMEC (http://emec.mec.gov.br/) - link: Ao acessar a página, clique no Estado onde consta a instituição de ensino superior que oferta o curso de seu interesse. Em seguida, clique no município e nos curso de seu interesse. Por fim, na aba "Instituição de Ensino Superior", clique em cursos e, em seguida, faça a sua busca em " pesquisar curso". No curso selecionado, você terá a oportunidade de visualizar o conceito do curso.
Opção 2: Acesse o site do IFCE ( http://www.ifce.edu.br), clique em " cursos ofertados " , selecione o campus onde o curso de interesse é ofertado e, por fim, clique nesse curso. Nesse ambiente, você pode visualizar a portaria de reconhecimento.
12 - Como posso obter o certificado de Ensino Médio com minha nota do Enem?
Considera-se apto para requerer a certificação o cidadão que tenha obtido notas iguais ou maiores a 400 pontos nas áreas de conhecimento do ENEM e nota igual ou maior a 500 pontos na redação. De posse da nota, será necessário realizar protocolo no campus do IFCE o qual você pleiteou a certificação, solicitando a expedição do certificado e munido dos seguintes documentos:
a) Cópia do Boletim do Último Enem;
b) Certificado de conclusão do ensino fundamental ou equivalente;
c) Histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
d) Certidão de nascimento ou casamento;
e) Carteira de identidade;
f) Certificado de reservista;
g) Comprovante de residência com CEP atualizado;
h) CPF;
i) Título de eleitor.
O Instituto Federal do Ceará terá até 30 dias, a partir da solicitação do requerente, para
emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
13 – Quais os tipos de auxílio estudantil ofertados pelo campus?
Auxílio-moradia - destinado a subsidiar despesas com habitação para locação/sublocação de imóveis ou acordos informais, pelo período de 6 (seis) meses, podendo ser renovado;
Auxílio-alimentação - destinado a subsidiar despesas com alimentação, durante o semestre letivo;
Auxílio- transporte - destinado a subsidiar a locomoção do discente no trajeto residência/campus/residência, durante os meses letivos;
- Auxílio-óculos - destinado a subsidiar aquisição de óculos ou de lentes corretivas de deficiências oculares, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses, para nova solicitação;
- Auxílio- EJA- destinado a subsidiar despesas com deslocamentos e outras despesas dos discentes dos programas inseridos na modalidade de ensino de jovens e adultos, durante os meses letivos;
- Auxílio-visitas e viagens técnicas - destinado a subsidiar alimentação e hospedagem, em visitas e viagens técnicas programadas pelos cursos;
- Auxílio acadêmico - destinado a subsidiar despesas em eventos tais, como: inscrição, locomoção, alimentação e hospedagem, podendo ser concedido duas vezes ao ano, para a participação do discente no processo ensino-aprendizagem nos eventos: científicos e/ou tecnológicos; de extensão; sócio-estudantis, fóruns, seminários e congressos;
- Auxílio didático-pedagógico - destinado a subsidiar material indispensável ao processo ensino-aprendizagem, podendo ser concedido uma vez por semestre
- Auxílio discentes mães/pais - destinado a subsidiar despesas com filho(s) sob sua guarda, durante os meses letivos
14 – Como solicitar auxílio estudantil? ?
Observar o seguinte procedimento geral, com exceção dos auxílios visitas técnicas e EJA: encaminhar requerimento do auxílio à Coordenação de Assistência Estudantil ou setor equivalente, acompanhado da seguinte documentação:
a) Comprovante de renda mensal per capita familiar de até um e meio salário mínimo vigente.
b) Xerocópias da conta de energia elétrica, RG e CPF.