Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Seleção oferece vagas em cursos técnicos de 24 campi do IFCE

Seleção oferece vagas em cursos técnicos de 24 campi do IFCE

Inscrições acontecem de 25/10 a 12/11. Campus de Caucaia tem vagas em três cursos técnicos
última modificação: 25/10/2021 13h14

As inscrições para cursos Técnicos Integrados em 24 campi do Instituto Federal de Educação do Ceará serão realizadas entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro. O edital do Processo Seletivo 2022.1 oferece vagas nos campi de Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Guaramiranga, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá e Umirim.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio do site
qselecao.ifce.edu.br, com envio de documentação até o dia 12/11 na página esolis.ifce.edu.br. A seleção será realizada por meio da análise do Histórico Escolar dos candidatos.

Em Caucaia, são oferecidas 40 vagas em cada um dos 3 cursos técnicos ofertados:

Cursos técnicos Integrados: Eletroeletrônica; Metalurgia; Química.

Mais informações sobre os cursos técnicos Integrados:
São destinados a candidatos que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental em 2021. Candidatos que estão concluindo o 1º ou 2º ano do Ensino Médio não devem concorrer, pois o curso terá início com o conteúdo programático do 1º ano do Ensino Médio. Cursos oferecidos em período integral com aulas nos turnos da manhã e da tarde, de segunda a sexta.

ATENÇÃO

Candidatos interessados no curso Subsequente em Logística devem aguardar um novo período de inscrição.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO?

Para se inscreverem, os candidatos devem acessar os sistemas Q-seleção e eSolis e seguir os seguintes passos:

• Preencher todos os itens do formulário eletrônico no sistema Q-seleção e transmitir os dados via internet;
  • Salvar o comprovante onde consta o número do protocolo de inscrição (Resumo de Inscrição), resguardando a identificação do candidato (usuário/login e senha), que é a única forma de acesso ao andamento do processo seletivo.

ATENÇÃO
: Os candidatos optantes por reserva de vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas deverão preencher, obrigatoriamente, o campo "Etnia" do formulário de inscrição, informando uma das três formas de autodeclaração (preto, pardo ou indígena), sob pena de terem sua inscrição indeferida (recusada). O candidato autodeclarado preto ou pardo deverá ter a veracidade de sua autodeclaração confirmada por meio de procedimento de heteroidentificação, conforme subitem 5.5.1 do edital.

COMO ENVIAR A DOCUMENTAÇÃO?

Depois de realizar a inscrição no site QSeleção, o candidato deve enviar, via sistema eSolis, a seguinte documentação (frente e verso e de modo legível):

• Documento oficial de identificação (conforme os subitens 7.7.1 e 7.7.2 do edital);
  • Histórico escolar COMPLETO do ensino fundamental.

ATENÇÃO:
É necessário observar o tamanho dos arquivos enviados (no máximo 5MB por arquivo, não ultrapassando 10MB no total) e as extensões aceitas pelo sistema eSolis (pdf, jpg, jpeg, gif, png).
ATENÇÃO: O prazo de envio de documentos vai até 12/11/2021.

AINDA NÃO TENHO HISTÓRICO ESCOLAR, E AGORA?

Os candidatos que, no ato da inscrição, ainda estejam cursando a última série do ensino fundamental, poderão apresentar, excepcionalmente, declaração (devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da instituição de ensino à qual esteja vinculado ou com possibilidade de verificação de autenticidade), nela devendo constar todas as notas obtidas até o momento da inscrição.

DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA INSCRIÇÃO

• Cadastro de pessoa física (CPF) próprio;
  • Documento oficial de identificação com foto e assinatura. Caso o candidato não possua documento oficial de identificação válido, serão aceitas, no ato da inscrição e excepcionalmente, a Certidão de Nascimento e/ou de Casamento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

No momento da inscrição, os candidatos deverão optar apenas por um curso. Caso seja constatado mais de um requerimento de inscrição, por número de CPF, será considerado somente o último.
Uma vez realizada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração pelo candidato.
A média final dos candidatos será apurada pela análise de notas/pontuação/conceitos disponíveis no Histórico Escolar do candidato ou em documento equivalente válido (conforme subitem 7.5 do edital) e terá caráter classificatório.

Período para inscrições de candidatos pelo Q-Seleção 25/10/2021 a 11/11/2021
Período para envio da documentação de inscrições pelo eSolis 25/10/2021 a 12/11/2021
Divulgação da lista das inscrições deferidas e dos prazos de pré-matrícula 29/11/2021
Período para recurso contra o indeferimento de inscrição 30/11/2021 e 01/12/2021
Divulgação do resultado do recurso contra o indeferimento de inscrição 03/12/2021
Divulgação da classificação preliminar 06/12/2021
Prazo para recurso contra a classificação preliminar 07 e 08/12/2021
Divulgação da classificação após recursos 10/12/2021

INÍCIO DAS AULAS

Em Caucaia, a previsão é de que o semestre 2022.1 seja iniciado no dia 26 de janeiro de 2022.