Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Enfermeiro de Caucaia participa de publicação internacional

Enfermeiro de Caucaia participa de publicação internacional

“The Lancet” publica artigo de coautoria de Rogerlandio Martins
última modificação: 22/09/2017 15h12
Rogerlandio Martins é lotado no campus de Caucaia (Foto: arquivo pessoal)

Não é mais novidade que servidores e alunos do campus de Caucaia do IFCE conseguem se destacar em atividades fora da rotina do campus. A mais recente notícia vem do enfermeiro do campus Rogerlandio Martins. Ele participou como coautor de artigo publicado na conceituada revista médica “The Lancet”, como pesquisador colaborador do estudo Global Burden of Disease 2016 (Carga Global de Doença – sigla em inglês GBD).

Realizado em colaboração com pesquisadores de mais de 130 países e coordenado pelo Institute for Health Metrics and Evaluation (Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde; sigla em inglês IHME), da Universidade de Washington, nos EUA, o estudo GBD fornece estimativas abrangentes da expectativa de vida e mortalidade, carga de doença em geral, anos vividos com incapacidade e fatores de risco que levam à perda de saúde em 195 países, incluindo o Brasil.

Mais informações sobre o estudo publicado pode ser acessado pela internet. Os resultados do estudo GBD 2016 para 195 países e período 1990-2016 podem ser visualizados por meio da ferramenta interativa online:  https://vizhub.healthdata.org/gbd-compare/

Roger, como é conhecido no campus, já teve sua tese reconhecida pela mais importante premiação no meio acadêmico nacional que uma tese de doutorado pode receber dentro de sua área, o “Prêmio Capes de Teses 2016 – Área de Saúde Coletiva”. Ele foi premiado, no início deste ano, com o trabalho “Mortalidade relacionada às doenças tropicais negligenciadas no Brasil, 2000-2011: magnitude, padrões espaço-temporais e fatores associados”. Atualmente, o mesmo está realizando pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia