Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Representantes de ZPEs visitam o Pecém

Representantes de ZPEs visitam o Pecém

IFCE integrou programação de evento nacional estratégico para o desenvolvimento da região
última modificação: 10/04/2017 09h45
Marcel Ribeiro, diretor do IFCE Pecém, foi um dos palestrantes do encontro (Foto: MDIC)

Os participantes da 5ª Reunião das Administradoras de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) conheceram a ZPE e o Complexo Industrial e Portuário de Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) também esteve no roteiro e participou da programação oficial.

Marcel Ribeiro, diretor do campus do Pecém, foi um dos expositores do evento, bem como o gerente-geral de Relações Institucionais e Comunicação da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), Ricardo Parente.

Parente descreveu aos participantes da reunião o conjunto de ações desenvolvidas pela Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Marcel, por sua vez, explicou a atuação do IFCE para aquela região. No segundo semestre de 2016, foram oferecidas 140 vagas em cinco cursos de formação para os alunos da região.

A Zona, primeira a entrar em pleno funcionamento no Brasil, conta com quatro plantas industriais, sendo a CSP seu projeto âncora. Com investimentos iniciais de cerca de R$ 5 bilhões, há um potencial de produção de 3 milhões de toneladas de placa de aço por ano.

Com menos de um ano de operação, a ZPE já foi citada na publicação FDI Intelligence, do jornal britânico Financial Times, como um projeto altamente recomendável a investidores estrangeiros. A Zona obteve a melhor avaliação na categoria Grandes Arrendatários na América Latina e Caribe (Winner – Large Tenants – Latin America and Caribbean: Ceará Free Trade Zone, Brazil).

Na abertura do encontro, que ocorreu no último dia 31, a secretária-executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaise Dutra, explicou o sucesso do funcionamento da ZPE do Ceará. “Há um processo intenso de trabalho e articulação de políticas públicas, e também uma convergência de ações com a iniciativa privada. Tem muita gente envolvida com uma finalidade única: trazer desenvolvimento e estabelecer nessas localidades um diferencial competitivo para os investidores”, disse.

Dutra também explicou os benefícios sociais e econômicos observados a partir do funcionamento da ZPE na região. A Zona instalada em Pecém atraiu, nos últimos anos, investimentos superiores a R$ 6 bilhões ao estado do Ceará. Nas quatro indústrias instaladas no distrito alfandegado, foram gerados mais de dezesseis mil empregos diretos e indiretos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MDIC