Notícias
Projeto incentiva prática da metodologia dos Círculos de Construção de Paz
FORMAÇÃO
Propiciar aos estudantes dos cursos técnicos integrados a participação em Círculos de Construção de Paz, tendo em vista estimular o diálogo para tratar conflitos, como também contribuir para o desenvolvimento de relações mais saudáveis. Com esse objetivo, surgiu o projeto “Círculos para Despertar”, iniciativa do campus de Caucaia sob a coordenação de Edilene Teles, pedagoga do IFCE.
A coordenadora do projeto explica que a ideia é apresentar como os fundamentos da Comunicação Não Violenta e da Justiça Restaurativa podem ser utilizados nas relações sociais entre os membros da comunidade acadêmica do campus por meio das vivências dos círculos. Os primeiros encontros foram realizados durante o presente mês de agosto tendo como participantes estudantes dos cursos técnicos em Metalurgia, Química e Eletroeletrônica, bem como gestores, professores e demais servidores do campus.
“A metodologia dos Círculos fundamentada nos princípios filosóficos da Comunicação Não violenta e da Justiça Restaurativa tem sido utilizada em vários países do mundo, inclusive no Brasil, como uma alternativa promissora para o manejo de conflitos existentes no contexto escolar, bem como, para a consolidação da noção de pertencimento e fortalecimento das relações e vínculos afetivos nessas comunidades”, explica a pedagoga.
A iniciativa pioneira na unidade já apresenta resultados positivos, como ressalta o aluno João Jefferson Camelo Costa. “O Círculo foi um acolhimento para toda a minha turma e nos deixou mais aliviados com a pressão que todos nós passamos no Ensino Médio. Ele trouxe segurança para a gente e mostrou que a escola também pode ser um lugar que nos acolhe. O Círculo foi bastante revigorante para todos os participantes da minha turma. Ele trouxe o acolhimento que a gente precisava desde que chegamos ao IFCE. Eu percebi a mudança da turma como um todo. Ele ajudou na construção da harmonia na nossa sala.”
A iniciativa também foi apreciada pela professora Francisca Maria Damasceno Góis. “Meu sentimento ao participar dos Círculos foi de gratidão e também de privilégio porque eu pude conhecer mais sobre os alunos e isso é importante para qualquer relação humana: aprender a ouvir para depois acolher. Como professora, eu espero que a minha presença dentro Círculo tenha demonstrado justamente isso, que nós nos importamos com eles não somente pelo desempenho acadêmico, mas que entendemos que para que eles se saiam bem na escola, eles têm que se sentirem bem na escola e com as pessoas com quem eles convivem. Percebi que depois dos Círculos, as relações, as convivências entre os alunos, têm melhorado. Eu parabenizo o campus pela iniciativa e espero que os Círculos de construção de paz façam parte da nossa rotina e que possamos exercitar inclusive dentro das nossas casas”, diz a docente.
Nos dias 25 e 26 de agosto, o projeto promoveu os eventos “Comunicação Não Violenta e Círculos de Construção de Paz: compartilhando vivências”, voltado para os estudantes, e “Comunicação Não Violenta: como utilizá-la e quais os possíveis benefícios na orientação aos filhos?" junto aos pais e responsáveis dos alunos.
As atividades do projeto continuam até o fim do semestre 2022.2 e reiniciam no mês de fevereiro do semestre letivo 2023.1, contando com a participação de quatro bolsistas, docentes parceiros e representante da Assistência Estudantil do campus de Caucaia.