Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Programa constrói comunidade de leitores em Caucaia

Programa constrói comunidade de leitores em Caucaia

Iniciativa reúne servidores, estudantes e comunidade externa
última modificação: 25/09/2017 10h12
Iniciativa promove roda de leitura e estimula descobertas (Foto: arquivo pessoal)

Despertar, manter o hábito de ler e identificar potencialidades são propostas do programa de extensão “Redes de Leituras e Leitores”, desenvolvido pelo campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A iniciativa, em prática desde 2015, entrou em nova fase em 2017, em fevereiro, atuando com crianças atendidas pelo Projeto Social Fênix, na Comunidade Guajiru. A segunda etapa, a partir de setembro, contemplará mais de 130 alunos do 9º ano da Escola Municipal Maria Dolores.

A primeira atividade dessa etapa acontece dia 28 de setembro, no próprio campus, realizando uma roda literária, em que estudantes e servidores compartilham suas vivências de leitura - o evento volta a acontecer dia 26 de outubro. Professores e técnicos administrativos estão à frente dos trabalhos que serão finalizados em 30 de novembro com uma mostra de oportunidades e cursos oferecidos pelo IFCE em Caucaia.

Contribuir para construção de uma comunidade de leitores dentro do campus de Caucaia, bem como proporcionar ações de cunho social que atinjam crianças, adolescentes e adultos aparecem como função social do programa. “Nós queremos, através dessa prática, despertar os jovens e adultos para o hábito da leitura e consolidar as competências que já existem neles, assim como contribuir para o incentivo ao estudo habitual”, resumiu a pedagoga Edilene Teles, que coordena o programa.

Ela acrescenta que atividades paralelas às rodas literárias também são realizadas a cada semestre aos alunos novatos que ingressam no campus de Caucaia, com o plano de integrar os estudantes do primeiro semestre às ações do programa.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia