Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Professora participa de comitê de ética do IFCE
conteúdo

Notícias

Professora participa de comitê de ética do IFCE

Docente do campus de Caucaia divulga o trabalho realizado
última modificação: 04/12/2019 12h29
Professora Mariana Lima faz parte do Comitê de Ética do IFCE

Professora Mariana Lima faz parte do Comitê de Ética do IFCE

O campus de Caucaia está presente no Comitê de Ética do IFCE. Com a responsabilidade de aprovar ou sugerir adequações para todas as pesquisas que envolvam seres humanos na instituição, o comitê atua de forma independente e é composto por pesquisadores de diferentes áreas. A professora Mariana da Silva de Lima, da área de Biologia, representa o campus de Caucaia desde 2017.

No dia 29 de novembro, ela falou sobre o trabalho realizado pelo Comitê de Ética do IFCE para um grupo de alunos de mestrado do ProfEpt, o Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica. O objetivo, segundo ela, foi “dar mais visibilidade ao trabalho que realizamos e fazer com que os docentes conheçam o comitê de ética, sua importância, e que têm a possibilidade de solicitar formação para pesquisadores sobre esse assunto ao nosso comitê”.

professora-MARIANA-comitê-de-ética (2).jpg

A docente também detalha quais são as atribuições dos integrantes de um Comitê de Ética. “Nós atuamos analisando as pesquisas que envolvam seres humanos, dos pesquisadores do IFCE, e a partir dessa análise emitimos pareceres aprovando ou solicitando adequações nas referidas pesquisas”, diz Mariana. “Realizamos também intervenções educacionais para conscientizar e esclarecer a questão para os pesquisadores da instituição”.

Comitê de Ética
De acordo com o Ministério da Saúde, o “Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com munus público, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos adequados.”