Notícias
Marco Bonfim, do campus de Caucaia do IFCE, ministrará curso na Universidade de Harvard
Três pesquisadores brasileiros, entre eles o professor Marco Antonio Lima do Bonfim, do campus de Caucaia do IFCE, irão ministrar, a partir de setembro deste ano, um seminário online que será oferecido pelo Instituto Afro-Latino-Americano de Pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo” é o tema da formação que será ofertada pela equipe composta também pela doutora em Antropologia Vera Rodrigues (UNILAB) e pela pós-doutora em Relações Étnicas e Contemporaneidade Edilene Machado Pereira (Fundação Faculdade Visconde de Cairu - Bahia).
“Essa notícia é uma espécie de resposta do nosso povo negro no que se refere à história da educação colonial no Brasil, no sentido de que foi negado aos nossos antepassados, no período escravocrata, o direito desses sujeitos negros de aprenderem a ler e a escrever, e agora, uma equipe docente negra ministrará aulas com o aval da Universidade de Harvard”. A reflexão é de Marco Antonio Lima do Bonfim, docente da disciplina de Língua Portuguesa e coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) do campus de Caucaia do IFCE, além de ser pós-doutorando em Educação e Ensino na Universidade Estadual do Ceará (UECE - MAIE). “Agora nós, como professores e pesquisadores negros, vamos construir conhecimento acerca de todo esse contexto, vamos poder divulgar esse conhecimento para todo mundo”, acrescenta ele.”
Edilene Pereira, Marco Bonfim e Vera Rodrigues
Os três docentes selecionados pela Universidade de Harvard desenvolvem pesquisas sobre temas como racismo, racismo linguístico, construção da identidade negra em livros didáticos, identidade racial branca (branquitude), feminismos negros, quilombos e desigualdades sociorraciais.
A seleção para a oferta do seminário foi realizada por meio de edital que contou com a participação de pesquisadores de países da América Latina. O resultado foi divulgado no dia 15 de maio e as propostas selecionadas irão compor o “Seminário Especializado de Estudos Afrolatinoamericanos”, do Instituto Afro-Latino Americano de Pesquisa da Universidade de Harvard (ALARI, na sigla em inglês). O seminário ministrado pela equipe composta pelos professores Edilene Pereira, Marco Bonfim e Vera Rodrigues tem como título “O Brasil contemporâneo sob a ótica de pensadores(as) negros(as): o que temos a dizer sobre democracia, fascismo e racismo” e se propõe a analisar o contexto brasileiro entre os anos de 2016 e 2019, compreendido pela equipe como indo da ruptura democrática ao avanço do fascismo e do racismo. A formação será composta por 04 módulos temáticos, que serão ministrados entre os meses de setembro de 2020 e março de 2021.
Mais informações sobre o Instituto Afro-Latino-Americano de Pesquisa da Universidade de Harvard estão disponíveis, em inglês, no site https://alari.fas.harvard.edu/
Katharinne Magalhães, jornalista do campus de Caucaia do IFCE