Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Professor de Caucaia ministrará minicurso em evento da Sociedade Brasileira de Matemática

BIENAL

A Bienal é um dos mais importantes eventos de divulgação e disseminação do conhecimento matemático no Brasil
última modificação: 05/05/2022 15h08

O professor Emanuel Mendonça Viana, do campus de Caucaia do IFCE, ministrará o minicurso “Introdução à Física-Matemática” na Bienal de Matemática, evento promovido desde 2002 pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e um dos mais importantes para a divulgação e disseminação do conhecimento matemático no Brasil. A Bienal acontecerá nos dias 20 a 24 de junho, na Universidade Federal do Pará – UFPA, na cidade de Belém, no Pará.

O minicurso apresentará conceitos basilares de Física-Matemática de forma a familiarizar os participantes acerca das ferramentas matemáticas empregues na resolução de problemas da física, por exemplo, a modelagem por cônicas. Além desses conceitos basilares, serão abordados tópicos avançados de matemática a nível superior, com o emprego de conceitos matemáticos como equações diferenciais ordinárias.

“Apesar de empregar conceitos avançados de matemática, o intuito deste minicurso trata-se de proporcionar ao participante a compreensão das dimensões do conhecimento físico e o uso de estruturas matemáticas na modelagem. Ademais, pretendemos proporcionar ao professor de Matemática nos ensinos fundamental e médio o aproveitamento dos raciocínios e exemplos oriundos das ciências naturais para introduzir os conceitos matemáticos em suas aulas”, explica o docente.

Internacionalização - O professor Emanuel vai dar início ao seu pós-doutorado em setembro de 2022, com duração de um ano, na Università degli studi di Torino - "Dipartimento Giuseppe Peano", em Turim, na Itália. O tema do projeto de pós-doutorado é a análise de estruturas tipo-Einstein em variedades Riemannianas e Lorentzianas, objeto de estudo situado na área da Geometria Diferencial. Após o retorno do docente ao Brasil, o campus de Caucaia deverá receber dois pesquisadores italianos que vão realizar estudos nesta área de pesquisa.

“Esses são frutos de contínuo trabalho e de apoio de todos os que fazem o campus de Caucaia, o curso de Matemática e os professores do Laboratório de Matemática Pura e Aplicada - LAMPA”, ressalta o professor.