Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Pesquisadoras de Caucaia recebem o prêmio Anas
conteúdo

Notícias

Pesquisadoras de Caucaia recebem o prêmio Anas

RECONHECIMENTO

Inês Monteiro conquistou o segundo lugar na área Biológicas e Saúde, categoria estudantes, e a pós-doutoranda do campus e docente Raquel de Vasconcelos recebeu a menção honrosa na área Saúde, na categoria servidoras.
última modificação: 28/11/2024 10h39

Duas pesquisadoras do campus de Caucaia do IFCE foram contempladas com o Prêmio Anas - Mulher e Ciência, em evento realizado na última sexta-feira, 22, no campus Fortaleza. Inês Cristielle da Cunha Monteiro conquistou o segundo lugar na área Biológicas e Saúde, categoria estudantes, e a pós-doutoranda do campus e docente Raquel Felipe de Vasconcelos recebeu a menção honrosa na área Saúde, na categoria servidoras.

Inês desenvolveu uma cartilha interdisciplinar sobre fermentação alcoólica durante seu estágio no Laboratório de Microbiologia, como estudante do curso técnico integrado em Química, sob a orientação da professora Manuella Macêdo Barbosa. “Esse prêmio é muito importante porque serve como um reconhecimento do trabalho que nós, mulheres, podemos realizar na ciência, mesmo em níveis iniciais, como o técnico. Ele mostra que é possível alcançar conquistas significativas com dedicação e o apoio de orientadores e da instituição. Além disso, acredito que ele dá visibilidade às pesquisas realizadas no nosso campus, mostrando o potencial das estudantes e inspirando outras alunas a se envolverem em projetos científicos, explorarem oportunidades e acreditarem no próprio potencial.”

Atualmente, Raquel desenvolve seu projeto de pós-doutorado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) do campus Caucaia. A pesquisa, intitulada ”Programa de Treinamento Resistido nas Aulas de Educação Física: análise dos efeitos sobre os níveis de sedentarismo, aptidão física, estilo de vida e satisfação pessoal na adolescência”, é supervisionada pelo professor Nilson Vieira (docente do ProEF) e conta com a participação de duas bolsistas do PIBIC Jr também contempladas com o Prêmio Anas: as estudantes Maria Clara Messias (1º lugar na área de Saúde, categoria ensino técnico) e Maria Clara Cipriano (Menção honrosa na área de Saúde, categoria ensino técnico), ambas discentes do campus Fortaleza.

“Receber o Prêmio Anas me deixa feliz em muitos aspectos. Primeiro, pela homenagem às duas Anas, Ana Erika e Ana Cristina, que não só foram servidoras destaques em suas áreas e deixaram um legado importante no IFCE, como também pelo fato delas terem sido muito amigas da minha madrasta que também é servidora do IFCE. Enquanto pesquisadora, esse reconhecimento dá um novo ânimo para seguirmos adiante”, afirma a docente, que faz parte de uma família de mulheres dedicadas à pesquisa. “Minha mãe e irmã também são pesquisadoras e professoras universitárias”, diz ela.

“Como orientadora, e talvez aí esteja a maior realização, fico extremamente grata pela oportunidade de, junto com as minhas alunas, trilhar os primeiros passos da pesquisa científica e tentar fazê-las se encantar pela curiosidade científica, pelo método de pesquisa, pela vontade de buscar respostas. É sinal que estamos fazendo um bom trabalho”, conclui.

O Prêmio Anas, uma iniciativa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), tem como objetivo valorizar e dar visibilidade às mulheres pesquisadoras do Instituto e incentivar as estudantes do ensino técnico, de graduação e de pós-graduação a despertar o interesse pelas carreiras científicas.