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O ensino presencial e as suas reconfigurações é tema do Encontro Pedagógico em Caucaia

EVENTO

O evento reuniu gestores, docentes e técnicos do campus
última modificação: 28/07/2022 11h23

“O ensino presencial e as suas reconfigurações: por onde recomeçar?” foi o tema do Encontro Pedagógico do semestre letivo 2022.2, no campus de Caucaia do IFCE. O evento, realizado nos últimos dias 25 e 26 de julho, reuniu gestores, docentes e técnicos da Instituição com o objetivo de fazer um convite à reflexão coletiva acerca dos desafios que foram impostos com o retorno ao ensino presencial e aprofundar a discussão sobre o novo Ensino Médio no contexto do IFCE.

O primeiro dia do evento contou com a palestra “Pause: uma pausa para sentir”, ministrada por Ana Caroline Cristino, psicóloga e Diretora de Assuntos Estudantis (DAI) do IFCE, e Rebeca Fernandes, psicóloga do IFCE, que discutiram pontos subjacentes à Educação Emocional, tendo como referência o Guia de Vivência “Pause, publicação do IFCE, conjuntamente com a Diretoria de Assuntos Estudantis (DAI) e o Grupo de Estudos em Educação Emocional (GEEM), ambos do Instituto.

A atividade foi seguida pela palestra “Comunicação Não Violenta e práticas restaurativas: fundamentos e caminhos para aplicação no contexto escolar”, realizada pela pedagoga Edilene Teles, do IFCE – campus de Caucaia. O momento formativo foi fundamentado na prática restaurativa dos “Círculos de Construção de Paz”, que busca atender às novas reconfigurações suscitadas pelo ensino presencial pós-pandemia.

A programação da tarde contou com palestra da pedagoga Isabel Magda Said Pierre Carneiro, do Departamento de Ensino Básico e Técnico (DEBT), da Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) do IFCE, que abordou o documento norteador dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFCE, por meio da apresentação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). A nova legislação compreende uma reforma no Ensino Médio que já está sendo implantada nas escolas públicas e privadas do país. As mudanças curriculares e na carga horária devem abranger todos os estudantes do ensino médio até 2024.

O segundo dia do encontro foi marcado pelo planejamento dos docentes do campus e pela realização de Vivência em um Círculo de Construção de Paz, ministrada pela pedagoga Edilene Teles, junto aos gestores e técnicos da Instituição. A Vivência foi fundamentada nos referencias teóricos da Comunicação Não Violenta e da Justiça Restaurativa.