Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Nota de solidariedade dos NEABIS's IFCE ao estudante Diogo Augusto

Nota de solidariedade dos NEABIS's IFCE ao estudante Diogo Augusto

Nota

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABICs) do IFCE solidarizam-se com Diogo Augusto, negro e quilombola, ex-aluno do campus de Caucaia
última modificação: 29/03/2022 19h49

NOTA DE SOLIDARIEDADE DOS NÚCLEOS DE ESTUDOS AFRO- BRASILEIROS E INDÍGENAS – NEABI’S - IFCE - AO ESTUDANTE DIOGO AUGUSTO, VÍTIMA DE RACISMO

Os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI’s) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), vem a público, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio e solidarizar-se com Diogo Augusto, negro e quilombola, ex-aluno do IFCE, campus Caucaia. Diogo foi premiado nacionalmente em Olimpíadas de História e Geografia e que brilhantemente representou o IFCE quando aluno, atualmente é estudante de Medicina da UFC. Apesar do seu histórico de sucesso acadêmico ele foi vítima de racismo, o qual, em relato detalhado, denuncia a violência psíquica, moral e de cunho racial, ao ser abordado, de forma truculenta, por policiais. Não importa o que se faça, o racismo estrutural sempre está presente. Entendemos, enquanto coletivo que atua no Combate ao Racismo, que tais atitudes vão de encontro, primeiramente, à Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em 1948, que traz no Artigo I que: todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, sendo garantido o ir e vir em quaisquer espaços, principalmente os públicos. Tais ações truculentas e abordagens ostensivas, por parte da polícia, refletem o despreparo emocional e profissional para tratar com a juventude negra, vão também contra os direitos fundamentais da pessoa humana, golpeando a Constituição Federal de 1988, bem como a legislação vigente no que tange ao posicionamento contra qualquer tipo de atitude racista.

Leia AQUI a nota na íntegra.