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Mestrado em Educação Física realiza primeira defesa de dissertação
PÓS-GRADUAÇÃO
O Programa de Mestrado Profissional em Educação Física (ProEF) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) realizou, na sexta-feira (09/08), a primeira defesa de dissertação do curso. O mestrando Eliaquim de Sousa Lima apresentou a dissertação intitulada “Imbricações autobiográficas com a dança, o gênero e a sexualidade na Educação Física Escolar”. O trabalho analisa as relações autobiográficas com a dança, o gênero e a sexualidade no processo de (auto)formação de professores que lecionam Educação Física no Ensino Médio da região do Vale do Jaguaribe, no Ceará.
Para o coordenador do curso, professor Raphaell Martins, o momento foi um marco significativo na trajetória do ProEF/IFCE. “A defesa de mestrado do estudante Eliaquim encerrou um ciclo de 514 dias desde a primeira aula até a Defesa Pública. Esse ciclo foi dedicado não apenas a garantir a permanência e o sucesso na Pós-graduação, mas também a assegurar a qualidade da pesquisa em Educação Física Escolar — culminando na aprovação do trabalho com louvor. O evento destacou o reconhecimento do nosso modelo de pós-graduação, que combina rigor, afetividade e pensamento crítico, características que Eliaquim evidenciou em sua dissertação. Foi emocionante ver a presença da família e o apoio de amigos e familiares, tanto presencialmente quanto virtualmente, reforçando o impacto social e acadêmico desse título, que é uma conquista significativa para o povo brasileiro, especialmente considerando a relevância de um Mestrado em Educação Física no Estado do Ceará. Nossa meta é ampliar ainda mais essas oportunidades.”
Eliaquim é integrante da primeira turma do ProEF, que começou em março de 2023. Egresso do curso de Licenciatura em Educação Física do campus de Limoeiro do Norte e atualmente professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará, ele retornou ao IFCE como mestrando e agora conclui o mestrado em Educação Física. Com uma trajetória de desafios e realizações, Eliaquim reflete sobre o significado de sua jornada acadêmica, destacando a importância do apoio institucional. “A pesquisa defendida e a data de 09/08 ficarão para sempre na minha memória e coração. Concluir um mestrado em Educação Física no Ceará e no ProEF/IFCE é extremamente simbólico, especialmente considerando minha origem socioeconômica e o contexto histórico da pós-graduação na região. Sinto orgulho e alegria por ter realizado essa conquista nesta instituição, que me ofereceu suporte social, econômico e cultural desde o início do Ensino Superior, cursado no campus Limoeiro do Norte. Retornar com resultados concretos é uma forma de retribuir o amparo recebido e valorizar as políticas públicas de investimento em educação. Além disso, vejo a pós-graduação como um caminho sem volta e sonho em cursar o doutorado, tanto para alcançar objetivos pessoais quanto para enfrentar e superar desafios relacionados aos meus marcadores sociais."
O orientador do trabalho, professor Nilson Vieira Pinto, destacou que a defesa foi um momento memorável para a Educação Física no Ceará, celebrando a consolidação do Programa de Mestrado em Educação Física no IFCE, que possibilita aos professores da rede pública cursarem uma pós-graduação stricto sensu perto de casa — algo que ele descreveu como “um sonho impensável até pouco tempo atrás.” Nilson também ressaltou que Eliaquim, egresso do IFCE campus Limoeiro do Norte, demonstrou com louvor a qualidade de sua formação inicial e o sucesso na formação continuada promovida pela mesma instituição. Segundo o professor, Eliaquim apresentou “um trabalho de grande relevância científica, política e social, que contribuirá substancialmente para o ensino da dança nas aulas de Educação Física.”
A pesquisa explora como a convivência em ambientes que limitam ou incentivam a experimentação com a dança, influenciada por discursos e práticas sociais sobre gênero e sexualidade, afeta a formação de docentes. Essas experiências resultam em diferentes níveis de repertório e influenciam a visão e a prática pedagógica em relação à dança nas escolas. Como resultado, foi criado o produto educacional “Cartografia Pedagógica para o Ensino da Dança na Escola: Olhares e Itinerários Degenerificados”, destinado a orientar a introdução da dança nas escolas e a problematização das convenções sociais e culturais relacionadas a gênero e sexualidade.
Além do orientador, a banca da defesa contou com a participação das professoras Patrícia Ribeira Feitosa Lima (IFCE), coorientadora da dissertação, Mari Eleni Henrique da Silva (IFCE), Denise Ivana de Paula Albuquerque (Unesp) e do professor Raphaell Martins.
Sobre o ProEF/IFCE
O ProEF/IFCE iniciou suas atividades em março de 2023 e está em seu segundo ano de funcionamento. O curso é o primeiro mestrado do campus de Caucaia e o único na área de Educação Física no município. Coordenado nacionalmente pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), o programa conta com a colaboração de 24 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil, incluindo o IFCE. O ProEF tem como missão formar professores na modalidade de mestrado profissional em Educação Física, com ênfase na Educação Física Escolar, visando à qualificação abrangente do ensino dessa disciplina na educação básica.
Acesse a página do ProEF/IFCE.