Notícias
Livro destaca projeto sobre memória quilombola
As práticas e aprendizados do projeto de extensão “Guardião da Memória Quilombola de Caucaia”, desenvolvido pelo campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE) nesta cidade e prefeitura municipal, viraram livro. As ações realizadas entre fevereiro e dezembro de 2017 estão na obra “Experiências em Ensino, Pesquisa e Extensão na Universidade: Caminhos e Perspectivas – Volume 1”.
O livro traz, em forma de artigos, relatos de diversos projetos, entre os quais o direcionado à memória quilombola, escrito pela psicóloga Andréa Acioly, do IFCE Caucaia, e pela pedagoga Cláudia de Oliveira, supervisora de Inclusão Étnico-racial e Territorial da Secretaria de Educação do município. A iniciativa formou 31 “guardiões”, entre estudantes, professores, gestores e lideranças da cidade.
O projeto “guardiões” surgiu com o objetivo de construir, a partir da promoção de um curso de extensão, processo de apropriação coletiva da concepção de mundo africana, para a formação de grupos a fim de manter vivas a identidade e cultura quilombolas, nas escolas que atendem às comunidades remanescentes de quilombo no município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A obra foi publicada pela editora Imprece e tem como organizadoras a pedagoga Geranilde Costa e as cientistas sociais Monalisa Soares Lopes e Rita Maria Paiva Monteira. Sobre o projeto de extensão, uma nova turma deve ser oferecida em 2018, com estudos ainda mais aprofundados.
Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia