Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Licenciaturas em Matemática e Química de Caucaia recebem nota 4 do MEC

Licenciaturas em Matemática e Química de Caucaia recebem nota 4 do MEC

A avaliação ocorreu entre nos dias 03 a 05 de outubro
última modificação: 14/10/2022 19h47

Os cursos de Licenciatura em Matemática e Química do campus de Caucaia do IFCE receberam nota 4, numa escala de 1 a 5, do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação, realizada no período de 03 a 05 do presente mês de outubro, foram analisadas as dimensões organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura dos cursos.

“O resultado é fruto de um trabalho coletivo de gestores, docentes, discentes e técnicos-admnistrativos, e demonstra que estamos no caminho certo e que temos alguns desafios pela frente. A nota deixou todos felizes. Ficamos com 4,1 no conceito final contínuo e 4,0 no conceito final. Por quatro décimos não ficamos com a nota máxima 5, já que a faixa do conceito 5 é de 4,5 a 5”, ressalta o coordenador da Licenciatura em Matemática do campus, professor Renato Oliveira Targino.

O estudante Adriano Soares, concluinte do curso de Matemática, comemora o resultado. Para ele, a avaliação reflete o trabalho realizado por todos que ajudaram na construção da licenciatura. “A nota foi um reflexo do trabalho desenvolvido pelos coordenadores: professora Joelma, professor Emanuel, e agora pelo professor Renato, que fizeram/fazem uma ótima gestão do curso. É uma satisfação muito grande ser estudante desta licenciatura, um curso recente, mas já tão bem avaliado.”

O coordenador da Licenciatura em Química do campus de Caucaia, professor Francisco Eduardo Arruda Rodrigues, relembra o caminho percorrido desde o início das atividades do curso, em 2019, para o reconhecimento obtido. “A avaliação do curso de Licenciatura em Química aconteceu em apenas três dias, mas a preparação para esse momento se iniciou desde a aula inaugural da turma 2019.1. Há quase 4 anos a direção geral, a direção de ensino, a coordenação, docentes e discentes trabalharam juntos por essa nota 4. Estamos em festa, sentimento de algo grandioso conquistado. A luta para permanecer no topo continua, e seguiremos tentando buscar a nota máxima, nota 5. Agradeço a todos por esse grande resultado, agradeço principalmente os alunos que defenderam com unhas e dentes o curso de Licenciatura em Química e o prestígio do IFCE - Campus Caucaia”, celebra o docente.

Flarysson Elias, aluno da Química, afirma que as notas recebidas são uma consequência da dedicação e trabalho coletivo de todos que fazem a instituição. “Quero agradecer a oportunidade de falar sobre o campus de Caucaia do IFCE, que me orgulho sempre em dizer que é a minha segunda casa, um local onde sou acolhido, aceito, escutado. Um local onde posso ser o que eu quiser ser. Os professores, gestores e terceirizados nos recebem como se fôssemos seus filhos. É uma relação de amizade, propósito e foco em sempre engrandecer o nome dessa tão estimada instituição, todos sempre cooperam para tal realização. Me orgulho sempre de falar que faço parte dessa grande família e, essa nota excelente da avaliação do MEC é um espelho do que o IFCE Caucaia nos mostra todos os dias. Essa nota é muito mais do que merecida pelo que a instituição faz e vem fazendo. E, sempre caminharemos para a evolução, sempre tendo o propósito de crescer. Apenas uma palavra para demonstrar o que sinto em relação a essa nota avaliativa: orgulho”, diz o estudante.

Para Reginaldo Alves Batista Aguiar, pedagogo e técnico em Assuntos Educacionais lotado na Coordenadoria Técnico-Pedagógica do campus, o envolvimento dos servidores e estudantes foi decisivo para o resultado. “Enxergo essa avaliação como o resultado de um trabalho coletivo, que envolve a participação dos diversos seguimentos do campus: professores, técnicos-administrativos e discentes. Além de uma forte e comprometida atuação do diretor geral, do chefe do departamento de ensino e dos coordenadores dos respectivos cursos. Por fim, destaco o planejamento e o replanejamento como ferramentas decisivas nesse processo”, finaliza.

Durante o período da visita, as comissões de avaliadores do MEC realizaram reuniões com a gestão do campus, técnicos-administrativos da unidade, coordenadores, docentes e discentes dos cursos. Também foram avaliadas as instalações físicas do campus.

Conheça mais sobre as licenciaturas do campus de Caucaia.