Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Novas modalidades e campeonato de torcidas marcam Jogos Internos 2023

Novas modalidades e campeonato de torcidas marcam Jogos Internos 2023

ESPORTE

Evento abrangeu a participação de estudantes de todos os níveis e turnos de ensino
última modificação: 06/12/2023 15h42

O campus de Caucaia do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou, de 11 a 17 de novembro, os Jogos Internos 2023. Pela primeira vez, o evento abrangeu a participação de estudantes de todos os níveis e turnos de ensino e trouxe novas modalidades esportivas como o handebol, xadrez e tênis de mesa, além de campeonatos de cubo mágico e torcidas organizadas.

As inovações foram destacadas por Francisca Góis, professora de Educação Física do campus e coordenadora dos Jogos Internos 2023. "Conseguimos reunir estudantes de todos os níveis e turnos e alguns servidores. Além disso, ampliamos o leque de modalidades esportivas. Em 2022, tivemos vôlei, basquete e futsal. Já na edição de 2023, incluímos handebol, xadrez e tênis de mesa Essa maior diversidade de opções visou atender aos diferentes interesses e talentos dos participantes", explica. Com a ampliação das modalidades, a edição de 2023 dos Jogos Internos alcançou um recorde de 90 partidas disputadas, representando um acréscimo de 41 jogos em comparação com o ano de 2022.

Além das modalidades tradicionais, a competição de cubo mágico foi introduzida como uma alternativa inovadora para os participantes. “A inclusão da competição de cubo mágico destaca o compromisso do IFCE Caucaia em abraçar novas práticas esportivas e desafios, proporcionando uma experiência única aos participantes”, destaca a docente.

A professora também ressaltou um aumento significativo na participação feminina. "Enquanto em 2022 tínhamos apenas duas equipes femininas de futsal, este ano contamos com equipes exclusivamente femininas em vôlei, futsal e handebol. Isso evidencia um avanço notável em termos de inclusão e igualdade de gênero nos Jogos Internos."

Torcidas Organizadas - Outra inovação foi a realização do I Campeonato de Torcidas Organizadas, voltado exclusivamente para os alunos dos cursos técnicos integrados. As torcidas foram submetidas à avaliação de uma comissão julgadora, considerando critérios como presença, entusiasmo, grito de guerra, respeito, padronização, maior participação em todos os jogos, comportamento e criatividade e também do voto popular por meio de votação pública pela internet.

"O campeonato de torcidas foi uma adição empolgante, proporcionando uma oportunidade para os alunos que não estavam diretamente envolvidos nos jogos participarem ativamente, criando um ambiente vibrante e festivo", diz a professora. O prêmio de melhor torcida foi concedido à equipe “Metaleiros”, composta por estudantes do sexto semestre do curso técnico integrado em Metalurgia.

Participação discente - A edição deste ano contou com a participação ativa dos estudantes na organização do evento atuando em equipes de primeiros socorros, STAFF e comunicação, com a produção de vídeos e fotos para o acervo do campus.

Gabriel Hudson, do curso técnico integrado em Eletroeletrônica, foi um dos responsáveis pela entrega de fardamentos, staff, primeiros socorros e comunicação, atuando como entrevistador. “Foi gratificante poder ajudar nos Jogos Internos do campus, pois consegui aprofundar os conhecimentos já vistos anteriormente, principalmente na disciplina de Educação Física II”, diz.

A participação dos alunos continuou além do encerramento dos Jogos. Após o evento, eles se reuniram com a professora Francisca para avaliar os pontos positivos e os desafios enfrentados, destacando sugestões para a edição de 2024, como a inclusão de novas modalidades, a exemplo do atletismo e carimba.

A avaliação geral da equipe foi positiva, conforme destacado pela docente, que já anuncia as datas da próxima edição. "Devido ao sucesso dos Jogos, já antecipamos com entusiasmo a próxima edição, agendada para 16 a 18 de abril de 2024, que promete superar os números alcançados em 2023. Os Jogos Internos do IFCE Caucaia continuam a ser um pilar essencial da vida acadêmica, unindo a comunidade em torno do espírito esportivo, inclusivo e colaborativo”, finaliza a docente.

Confira nos links abaixo mais fotos do evento e assista a um vídeo com momentos da competição:

Fotos 1

Fotos 2