Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > IFCE busca parceria para Ensaios Não Destrutivos

IFCE busca parceria para Ensaios Não Destrutivos

CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES

Técnica eleva controle de qualidade de materiais e produtos
última modificação: 24/01/2017 11h53
Representantes dos campi de Caucaia, Pecém, Proext e PRPI participaram do encontro (Foto: divulgação)

Gestores dos campi de Caucaia, do Pecém e representantes das pró-reitorias de Extensão (Proext) e Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), do IFCE, estiveram reunidos com a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi) para discutir possibilidade de parceria para promover capacitação  de servidores e comunidade na referida área.

Ensaios Não Destrutivos (END) são técnicas utilizadas na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção. Os END estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, e são amplamente utilizados nos setores de petróleo/petroquímico, químico, aeroespacial, siderúrgico, naval, eletromecânico e de papel e celulose, entre outros.

Os ensaios contribuem para a qualidade dos bens e serviços, redução de custo, preservação da vida e do meio ambiente, sendo fator de competitividade para as empresas que os utilizam.

A ideia do encontro entre IFCE e Abendi é criar o primeiro passo para estabelecer convênio com o objetivo de desenvolver atividades para estimular o ensino dos END, promovendo a qualificação e certificação de servidores, discentes e comunidade externa. Além disso, busca-se promover estudos e o desenvolvimento da tecnologia inspeção através de projetos de pesquisas aplicadas e multiclientes, articulando com empresas, entidades e universidades.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia