Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Evento no IFCE Caucaia aborda democracia e ditadura

Evento no IFCE Caucaia aborda democracia e ditadura

Convidados, estudantes e servidores participaram da Roda de Conversa
última modificação: 09/10/2017 11h20
Convidados e alunos promoveram debate (Foto: Comunicação Social)

Alunos e servidores do campus de Caucaia do IFCE tiveram a oportunidade, na manhã desta segunda, 9, de acompanhar mais uma edição da Roda de Conversa, desta vez com o tema “Democracia e Ditadura Militar”. Com o auditório lotado, os convidados puderam expor suas opiniões sobre a temática e, em seguida, participaram de um debate, com participação do público. A iniciativa foi do setor de Serviço Social.

Na primeira parte do evento, o engenheiro operacional mecânico Sydney Carvalho Monteiro, que serviu o Exército em 1970, abordou o que ele conceituou como vantagens do regime militar. “Foi um remédio necessário para algumas situações da época e que poderia colaborar para curar alguns males atuais”, comentou.

Em seguida, o professor Roberto Araújo, do campus de Baturité, defendeu a necessidade da liberdade, de expor opiniões, sem censura, imposição de medo e violência. “Durante a ditadura, houve um conflito subterrâneo, em que nem tudo era claro, e não foi saudável a sociedade ficar sob isso”, frisou.

Na parte final do encontro, alunos e servidores também se manifestaram, fizeram perguntas aos convidados e estenderam o debate sobre o tema, abordando, entre outros pontos, aspectos históricos ligando-os à atualidade.

Luís Carlos de Freitas – Campus de Caucaia