Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes realizam o sonho de ingressar no ensino superior

Estudantes realizam o sonho de ingressar no ensino superior

Concludentes de cursos técnicos do campus de Caucaia ingressaram em graduações

Sisu
última modificação: 09/03/2022 11h17

O sonho de entrar no ensino superior em uma instituição pública se tornou realidade para milhares de jovens brasileiros no último dia 22 de fevereiro com a divulgação do resultado do Sisu 2022.1. Um deles é Miqueias Ribeiro, egresso do curso técnico integrado em Metalurgia, do campus de Caucaia do IFCE.

“Estudar no IFCE me abriu diversas oportunidades, portas que ainda não enxergava, mas que se tornaram visíveis nesses três anos. Durante o ensino médio integrado ao curso de Metalurgia, tive um contato mais próximo com os números, que se tornaram rotina no meu dia a dia, e me levaram a escolher a Licenciatura em Matemática como graduação. A aprovação na UFC significa a realização de um sonho!”, comemora o novo universitário. Ele pretende se especializar na área e deseja seguir a carreira acadêmica. “Quem sabe um dia retornar ao Instituto Federal!”, almeja.

Miqueias, Thielly, Grazielle, Mariana e Pedro são alguns dos alunos formados no campus de Caucaia e aprovados no Sisu 2022.1.

Apaixonada pela área de Química, Thielly Silva considera que ter sido aluna do curso técnico integrado nesta mesma área, em Caucaia, foi decisivo para obter a aprovação no Sisu. “O acesso a excelentes professores e a uma Instituição de qualidade propiciaram um ambiente seguro onde eu consegui me desenvolver e querer crescer na área, não poderia escolher outro lugar para me especializar. O campus de Caucaia é como uma segunda casa para mim”, afirma a estudante, que retorna ao IFCE como aluna da Licenciatura em Química, e com um claro objetivo: “propiciar oportunidades aos outros de se apaixonarem pela química assim como eu tive essa oportunidade!”

As ciências da natureza despertaram a atenção de Grazielle Vieira do Amaral Prata Chaves ainda no ensino fundamental e foi durante o ensino médio integrado em Eletroeletrônica em Caucaia que a escolha pela área se consolidou. “Quando entrei no campus e comecei a ter aulas de biologia com o professor Cícero e a professora Luciene, tive um interesse maior relacionado com ciências biológicas, da natureza. Mas dentre todas essas, meu interesse maior foi em oceanografia, para poder estudar sobre a biologia marítima”, ressalta.

O caminho de estudo levou Grazielle a passar no curso de Oceanografia da UFC. Ela considera a sua aprovação uma conquista familiar: é a terceira da família a entrar na faculdade. “Além de poder ir de uma federal para a outra, vou realizar o sonho da minha mãe, que nunca teve uma oportunidade de ir para a faculdade”, diz.

Mariana Rodrigues se sente em casa no campus de Caucaia. Egressa do técnico subsequente em Logística, ela considera o curso um divisor de águas na sua carreira profissional. “Eu pude me encontrar nele e reconhecer em que área eu queria atuar. Outro fator importante que me influenciou foi o incentivo e direcionamento dos professores e a responsabilidade do IFCE com os alunos, me sinto bem fazendo parte dessa instituição.” Para ela, a admissão no curso de Engenharia de Produção do IFCE campus de Caucaia é um passo importante para a realização do seu sonho de ser engenheira.

Egresso do curso técnico integrado em Metalurgia, Pedro Vitor de Farias da Silva ressalta que as disciplinas ofertadas, em especial biologia, serviram como um norte para guiar a sua escolha pela Biotecnologia da UFC. “Sem dúvidas uma das maiores conquistas da minha vida. É muito gratificante ver que toda minha dedicação ao longo do tempo não foi em vão”.

No total, o IFCE Caucaia recebeu 645 inscrições na chamada regular do Sisu 2022.1 para as 105 vagas ofertadas nos seus três cursos superiores que abrangem o Bacharelado em Engenharia de Produção e as Licenciaturas em Matemática e Química.

NOTAS DE CORTE

A procura pela Engenharia de Produção do campus de Caucaia contribuiu para que o curso ficasse com a mais elevada nota de corte (800,41) entre os cursos da área no Estado, considerando a pontuação para ampla concorrência. Em segundo lugar, vem o curso de Engenharia de Produção Mecânica da UFC com 703.96, seguido pelo curso de Engenharia de Produção Civil do IFCE campus de Quixadá que obteve nota de corte de 694.85.

Para a Licenciatura em Matemática, a nota de corte do campus de Caucaia foi de 701,2, ficando atrás apenas do mesmo curso no campus de Fortaleza (756,89). Já a nota de corte para ampla concorrência do curso de Licenciatura em Química foi de 673,9. Neste caso, a nota mais alta foi registrada no campus de Maracanaú (694.85).