Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes de Engenharia de Produção têm startups aprovadas em Programa de Inovação
conteúdo

Notícias

Estudantes de Engenharia de Produção têm startups aprovadas em Programa de Inovação

INOVAÇÃO

As startups têm o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais apontados pelas empresas da região
última modificação: 01/07/2022 08h31

Estudantes do curso de Engenharia de Produção do campus de Caucaia do IFCE tiveram suas startups aprovadas no edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais. O resultado final da seleção foi divulgado nesta quinta-feira, 30 de junho. As startups foram orientadas pelo professor Jarbas Rocha e têm o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais apontados pelas empresas da região.

A startup First Contact é composta pelos alunos Marcos Kauã Ferreira Rodrigues, Sthefany da Silva Barros e Lívia Araújo Ramos. Já a startup Jobb é formada por José Igor Moreira Costa, Ygo Ramires dos Santos e Pedro Henrique Assis de Carvalho. Todos os alunos estão cursando o primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção. O programa Clusters Econômicos de inovação é o maior programa de incentivo à inovação do estado do Ceará e disponibiliza mentorias, bolsas e capacitação para as startups aprovadas no processo seletivo. A First Contact e a Jobb apresentam soluções para a conexão de vagas com profissionais formados.

“O nosso cluster foi bastante concorrido. É importante ressaltar a participação dos alunos do curso de Engenharia de Produção do IFCE - campus Caucaia com a submissão de cinco startups no processo de seleção, que contava com equipes das principais instituições de ensino e pesquisa do Ceará, assim como startups já consolidadas. A oportunidade de participar do maior programa de incentivo à inovação do estado é bastante salutar para a formação acadêmica dos alunos. Através do programa, os alunos podem ingressar no universo do empreendedorismo com startups que se propõem a resolver problemas reais de empresas já consolidadas na região, o que aproxima os alunos do mercado de trabalho e do ecossistema de inovação, além de incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)", explica o professor Jarbas Rocha.

O docente também orientou a startup Emprega+, formada por empresários da região, que também foi aprovada no processo seletivo do programa.