Notícias
Estudantes de Engenharia de Produção têm startups aprovadas em Programa de Inovação
INOVAÇÃO
Estudantes do curso de Engenharia de Produção do campus de Caucaia do IFCE tiveram suas startups aprovadas no edital do Programa Clusters Econômicos de Inovação e Corredores Digitais. O resultado final da seleção foi divulgado nesta quinta-feira, 30 de junho. As startups foram orientadas pelo professor Jarbas Rocha e têm o objetivo de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais apontados pelas empresas da região.
A startup First Contact é composta pelos alunos Marcos Kauã Ferreira Rodrigues, Sthefany da Silva Barros e Lívia Araújo Ramos. Já a startup Jobb é formada por José Igor Moreira Costa, Ygo Ramires dos Santos e Pedro Henrique Assis de Carvalho. Todos os alunos estão cursando o primeiro semestre do curso de Engenharia de Produção. O programa Clusters Econômicos de inovação é o maior programa de incentivo à inovação do estado do Ceará e disponibiliza mentorias, bolsas e capacitação para as startups aprovadas no processo seletivo. A First Contact e a Jobb apresentam soluções para a conexão de vagas com profissionais formados.
“O nosso cluster foi bastante concorrido. É importante ressaltar a participação dos alunos do curso de Engenharia de Produção do IFCE - campus Caucaia com a submissão de cinco startups no processo de seleção, que contava com equipes das principais instituições de ensino e pesquisa do Ceará, assim como startups já consolidadas. A oportunidade de participar do maior programa de incentivo à inovação do estado é bastante salutar para a formação acadêmica dos alunos. Através do programa, os alunos podem ingressar no universo do empreendedorismo com startups que se propõem a resolver problemas reais de empresas já consolidadas na região, o que aproxima os alunos do mercado de trabalho e do ecossistema de inovação, além de incentivar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)", explica o professor Jarbas Rocha.
O docente também orientou a startup Emprega+, formada por empresários da região, que também foi aprovada no processo seletivo do programa.