Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes de Caucaia são premiados no X Colóquio de Matemática do IFCE

Estudantes de Caucaia são premiados no X Colóquio de Matemática do IFCE

PESQUISA

Os alunos fazem parte do Laboratório de Matemática e Ensino (LAMATE)
última modificação: 27/10/2022 08h23

Estudantes das Licenciaturas em Matemática e Química do campus de Caucaia do IFCE foram premiados no X Colóquio de Matemática do IFCE, realizado nos dias 19 a 21 de outubro no campus de Juazeiro de Norte.

O trabalho “A Matemática como ferramenta no curso técnico de Química do IFCE, campus Caucaia: o desenvolvimento de práticas de laboratório com o uso do recurso didático numa perspectiva interdisciplinar”, dos autores Uyraisse Cardoso Bronnimann, Francisco Gabriel da Silva Barros e Joelma Nogueira dos Santos, conquistou o 2° lugar na categoria “Recursos tecnológicos e ensino de matemática”.

Enquanto que o trabalho “A Construção do número: um olhar de professores em formação inicial sobre o raciocínio lógico-matemático?”, dos autores Larisse Braga Gomes Ribeiro, Pattrick Barbosa de Souza e Marlene de Alencar Dutra, recebeu o certificado de 2° lugar na categoria “Formação de professores”.

Os representantes do campus de Caucaia no evento fazem parte do Laboratório de Matemática e Ensino (LAMATE), coordenado pela professora Joelma Nogueira dos Santos. Além dos trabalhos premiados, mais dois outros foram apresentados.

“O Lamate foi ao evento para divulgar quatro trabalhos e foi premiado com dois deles. Um resultado significativo, pois o ambiente ficou seis meses fechado devido a problemas em sua estrutura física. Todos os estudos são provenientes de pesquisas realizadas por estudantes do PIBIC, Auxílio Formação e Monitoria de Ensino. A perspectiva é ampliar as ações formativas que o Laboratório vem desenvolvendo. O ensino e a pesquisa já dialogam nas atividades do Lamate. A ideia agora é conectá-los à extensão para que o vínculo entre a formação do professor de matemática e o ensino, se estreite mais ainda”, ressalta a professora Joelma.

Os outros trabalhos apresentados foram “A monitoria como subsídio ao trabalho do professor de matemática nos cursos técnicos integrados do IFCE, campus Caucaia”, de autoria de Rafael Bruno Nogueira Filho, Vitório Augusto Queiroz Freitas e Joelma Nogueira dos Santos; e “O Laboratório virtual de Matemática: entretecimentos da licenciatura com a escola de educação básica”, dos autores José Mairton Rodrigues dos Santos e Joelma Nogueira dos Santos.

O X Colóquio de Matemática do IFCE contou com a apresentação de mais de 300 trabalhos provindos dos campi do IFCE e outras instituições de ensino.