Notícias
Estudantes de Caucaia são premiados na Olimpíada de Matemática do IFCE
OMIFCE
Os alunos Beatriz Alves dos Santos e Caio Emanuel de Oliveira Lima, ambos do curso de Eletroeletrônica do campus de Caucaia, foram premiados com a medalha de bronze na primeira edição da OMIFCE - Olimpíada de Matemática do IFCE. A competição teve 1072 inscritos e 134 medalhistas. O evento de entrega das medalhas aconteceu na noite desta segunda-feira, 14 de março, data na qual é comemorado o Dia Internacional da Matemática. A solenidade foi realizada no auditório Castelo Branco, no campus de Fortaleza, e presidida pelo reitor do IFCE, professor Wally Menezes.
Essa é mais recente medalha de Beatriz, que já conquistou o ouro na competição Canguru de Matemática e o bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). “Fico feliz pela OMIFCE ter tido a sua primeira edição e pelo resultado que obtive. O campus de Caucaia do IFCE me permitiu participar de várias competições por meio do apoio e incentivo dos professores, disponibilidade de material para estudo e projeto voltado para olimpíadas científicas, o que tem sido fundamental para que eu possa alcançar estes resultados. Estou ansiosa para participar da próxima edição dessa olimpíada, assim como de outras nas quais espero conseguir um desempenho ainda melhor”, afirma a estudante, que é bolsista PIBIC Jr.
Caio Emanuel celebra a premiação. “A conquista dessa medalha mostra que não só o talento chega longe, mas o esforço também faz a diferença. A matemática é fundamental para todos. Todos devem voltar os olhos para ela. Foi um imenso prazer ficar marcado na primeira edição da OMIFCE”, diz o aluno que também credita o seu desempenho ao apoio da família, dos docentes e a estrutura do campus. “Não deixem jamais de estudar”, aconselha.
Os resultados que surgem em forma de medalhas são frutos de um trabalho coletivo desenvolvido pelos professores Renato Targino, Luís Farias, José Loester Sá Carneiro e Carlos Henrique Lima de Moura. Eles fazem parte do Projeto de extensão “Treinamento Olímpico”, que teve início no ano passado de forma remota por meio do Google Sala de Aula, e que em breve acontecerá de forma presencial.
“É uma satisfação dupla por ser a primeira Olimpíada de Matemática do IFCE e por ter os nossos alunos premiados. Em 2021, tivemos um recorde de premiação dos alunos do campus de Caucaia em Olimpíadas de Matemática. Fruto do esforço dos alunos e do projeto de extensão “Treinamento Olímpico” que visa formá-los para participar dessas olimpíadas. Vale lembrar que resultado só tem uma origem: esforço!”, frisou o professor Renato Targino, idealizador do projeto.
O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – campus de Caucaia, professor Emanuel Mendonça Viana, ressalta o comprometimento dos docentes e alunos envolvidos. “O significado desta conquista corrobora com os estudos dos discentes premiados e nos diz que estamos no caminho correto com o projeto que está alicerçado no Laboratório de Matemática Pura e Aplicada - LAMPA. Em tal espaço, contamos ainda com a estudante Maria Corina, bolsista PIBIC Jr., orientada pelo prof. Renato, além da aluna Beatriz, bolsista PIBIC Jr., e Marina Auana Fernandes Oliveira, bolsista PIBIC, orientadas por mim”, ressalta o professor. Os alunos da licenciatura em matemática também colaboram com o projeto “Treinamento Olímpico” como monitores e, desta forma, também se capacitam para atuar no ensino da matemática para olimpíadas.
O próximo foco do grupo de professores e alunos é a competição Canguru de Matemática. A prova ocorrerá no dia 21/03, das 7h30 às 9h10, para todas as turmas do ensino médio do campus. O Concurso é a maior competição de Matemática do mundo destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. Após a Canguru, será iniciado um curso de treinamento para a primeira fase da OBMEP.