Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes de Caucaia aprovam trabalhos no X Colóquio de Matemática do IFCE

Estudantes de Caucaia aprovam trabalhos no X Colóquio de Matemática do IFCE

PESQUISA

Oito alunos bolsistas do PIBIC, do Auxílio Formação e da Monitoria de Ensino participarão do evento
última modificação: 05/10/2022 10h43

Estudantes das Licenciaturas em Matemática  e Química do campus de Caucaia do IFCE tiveram quatro trabalhos aprovados no X Colóquio de Matemática do IFCE, que acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro no campus de Juazeiro de Norte. Os alunos fazem parte do Laboratório de Matemática e Ensino (Lamate) do campus, coordenado pela professora Joelma Nogueira dos Santos. Ao todo, oito alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), do Auxílio Formação e da Monitoria de Ensino participarão do evento.

A professora Joelma Nogueira ressalta a necessidade da realização de pesquisas que discutam o ensino na formação inicial do professor de matemática. “É importante e necessário refletir sobre o ensino na formação dos licenciandos em matemática. Dentro deste contexto, o Lamate vêm desenvolvendo várias ações educativas, em parceria com a professora Marlene Dutra, que têm evidenciado cada vez mais o Laboratório como agente de formação no contexto da Educação Matemática”, pontua.

Dentre as ações futuras, a coordenadora visa o desenvolvimento de ações de extensão que conectem a licenciatura com a escola de educação básica. Tais ações serão desenvolvidas em parceria com outras professoras da licenciatura do campus de Caucaia.

Atualmente, o Lamate conta com seis bolsistas e um monitor voluntário que desenvolvem atividades que contemplam os alunos da licenciatura em matemática e estudantes dos cursos técnicos.

Confira a seguir os trabalhos aprovados:

• A Matemática como ferramenta no curso técnico de Química do IFCE, campus Caucaia: o desenvolvimento de práticas de laboratório com o uso do recurso didático numa perspectiva interdisciplinar

Autores: Uyraisse Cardoso Bronnimann, Francisco Gabriel da Silva Barros e Joelma Nogueira dos Santos

• A monitoria como subsídio ao trabalho do professor de matemática nos cursos técnicos integrados do ifce, campus Caucaia

Autores: Rafael Bruno Nogueira Filho, Vitório Augusto Queiroz Freitas e Joelma Nogueira dos Santos.

• O Laboratório virtual de Matemática: entretecimentos da licenciatura com a escola de educação básica

Autores: José Mairton Rodrigues dos Santos e Joelma Nogueira dos Santos

• A Construção do número: um olhar de professores em formação inicial sobre o raciocínio lógico-matemático"?

Autores: Larisse Braga Gomes Ribeiro, Pattrick Barbosa de Souza e Marlene de Alencar Dutra.

Quer conhecer mais sobre o Lamate? Acesse o Instagram do Laboratório: @lamateifcecaucaia