Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes constroem luneta inspirados por Galileu

Estudantes constroem luneta inspirados por Galileu

Equipamento feito com material reciclável é utilizado em Clube de Astronomia
última modificação: 12/04/2019 14h35
Grupo de oito alunos participa do Club de Astronomia

Estudantes de cursos técnicos do campus de Caucaia construíram uma luneta para observação do espaço utilizando materiais recicláveis. Com canos e materiais para fixação, eles só precisaram comprar a lente, que custou menos de R$ 50,00. "A gente foi fazendo do nosso jeito, com os materiais que a gente conseguiu encontrar", diz Girleane Evelyn Calixto, do curso técnico em Eletroeletrônica. "Praticamente só gastamos com a lente que precisamos encomendar", complementa ela.

Em três meses, a luneta ficou pronta e serviu para comprovar uma série de conceitos que os alunos até então só conheciam na teoria ou a partir de observações realizadas fora do campus. "Hoje a gente pode observar corpos celestes, planetas, estrelas..." enumera Adryel Vitor Barbosa, do curso técnico em Petroquímica.

foto-clube-de-astronomia--abril2019 (3).JPG

A ideia de construir a luneta partiu de um grupo de oito alunos. Com a coordenação do professor Wellinton Neves, eles começaram a participar em setembro de 2018 de um Clube de Astronomia. Com reuniões semanais, o grupo aprofunda temas e, depois dos primeiros encontros, eles já começaram a reunir o material necessário para a construção da luneta. "É enriquecedor abordar temas como a astronomia no nosso campus, pois ela engloba várias outras ciências. Além disso, esse tipo de atividade desperta a curiosidade dos alunos", diz Wellington.

foto-clube-de-astronomia--abril2019 (1).JPG

Outra ideia surgida no grupo foi a realização de seminários quinzenais para que outros estudantes possam conhecer com mais detalhes os temas estudados no clube. O primeiro encontro aconteceu no dia 26 de março. "O primeiro seminário do club teve como tema 'Galileu e a sua luneta'", explica Wellington. "É importante notar que os seminários são executados pelos alunos membros do club, ou seja, essa atividade de divulgação científica ocorre de aluno para aluno, o que é uma ferramenta poderosa".

Agora, o grupo já prepara o próximo seminário, que terá o Sistema Solar como tema. "Foi muito interessante desenvolver essa atividade, porque foi uma coisa que nós mesmos fizemos, apenas com uma orientação", diz Girleane sobre a experiência de estar à frente do seminário junto com outros colegas.