Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudantes comemoram resultado em Olimpíada de Matemática

Estudantes comemoram resultado em Olimpíada de Matemática

Prova de competição por equipes foi realizada em setembro deste ano
última modificação: 28/12/2021 14h25
Ao todo, 10 estudantes foram premiados

A etapa regional da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) trouxe 10 medalhas de bronze para uma equipe de estudantes do campus de Caucaia do IFCE. A premiação divulgada no início de dezembro é resultado de um treinamento coordenado pelo professor Renato Targino. "Um destaque desta competição é o fato de a prova ser realizada em equipes e ser possível pesquisa em livros e cadernos. São duas características que aproximam esta olimpíada da pesquisa científica em matemática. Além disso, há uma questão que tem enunciado e deve ser respondida em língua estrangeira".

"Fiquei muito feliz com o resultado", diz a estudante Lavinia da Silva Fraga, do curso de Metalurgia, que liderou os participantes. "Foi uma ótima experiência, eu gostei muito de ter trabalhado em equipe. Fiz novas amizades e aprendi muito com os outros colegas".

Estudantes vencedores de Olimpíada de Matemática (1)

Sthefany, Ana Keury, Laura

Caio Emanuel, Lavinia, Kayane.

O trabalho em cooperação com outros colegas foi um diferencial para todos os estudantes inscritos. "Como novato nessa olimpíada, achei interessante o fato dela exercitar bem o trabalho em grupo", diz Caio Emanuel, do curso técnico em Eletroeletrônica. "E por ser uma modalidade internacional, é no mínimo desafiador possuir uma questão em outra língua", acrescenta.

Para a estudante Sthefany Barros, participar da OIMSF trouxe um olhar mais próximo da Matemática. "Amei participar da olimpíada. Foi uma experiência muito engrandecedora para a minha vida acadêmica lidar com a solução de problemas matemáticos e lógicos. Com certeza isso aumento a minha percepção sobre a matemática no dia a dia".

Próximos passos
Em 2022, o professor Renato Targino estará a frente de um projeto de extensão que vai treinar estudantes para competições nacionais e internacionais na área de Matemática, com a oferta de cursos ao longo do ano. O "Projeto Olimpíco" foi submetido a um edital oferecido em conjunto pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Extensão; e Ensino do IFCE. Além da Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF), serão contempladas também a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); Olimpíada Brasileira de investimentos (OBinvest); Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF); Olimpíada Mandacaru de Matemática; Torneio Meninas na Matemática (TM2); e Olimpíada de Matemática dos países dos BRICS.

Alunos premiados
Os estudantes do campus de Caucaia que receberam medalha de bronze na etapa regional da OIMSF foram: Ana Keury da Silva Costa, Beatriz Alves dos Santos, Caio Emanuel de Oliveira Lima, Heron Fernandes de Melo, Kayane Braga Duarte, Laís Montenegro Pinheiro Farias, Laura Diany Dias Pereira, Lavinia da Silva Fraga, Luiz Fernando Marques Costa e Sthefany da Silva Barros.