Notícias
Estudante do campus de Caucaia conquista bronze em Olimpíada de Química
OCESQ
Nova conquista para o campus de Caucaia do IFCE. O aluno Flarysson Elias de Oliveira Almeida, do curso de Licenciatura em Química, foi premiado com a medalha de bronze na classificação geral da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) 2023. O resultado marca o melhor desempenho já alcançado pelo campus na competição. Além disso, o aluno foi o único representante do IFCE neste pódio.
"Quando vi minha classificação, comemorei bastante. Estava com minha família e todos celebraram comigo. Fiquei muito feliz, pois a cada ano que passa, sigo evoluindo. No ano anterior, fiquei na 16ª colocação no ranking estadual e nesta última edição alcancei o 7º lugar na classificação geral do estado, garantindo assim a medalha de bronze na competição. Esta é mais uma vitória para o nosso campus e para o IFCE, que para mim representa uma grande família e uma importante rede de apoio. Aqui me sinto em casa, e continuo orgulhoso da minha jornada e dos frutos que estou colhendo com muito esforço. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo desse caminho", comemora ele.
Orientado pelos professores Francisco Eduardo Arruda Rodrigues e João Henrique Silva Luciano, Flarysson se formará este semestre e pretende continuar na área da pesquisa. "Atualmente, estou envolvido em pesquisas sobre produtos naturais e bioinovação com os professores Eduardo e João Henrique. Tenho a intenção de seguir nesses campos de pesquisa após a conclusão da graduação", ressalta.
Trajetória - A história acadêmica do estudante no IFCE começou em 2016 com o Pró-Técnico, cursinho preparatório para os cursos técnicos oferecido pelo Instituto. Na sequência, Flarysson foi aprovado para o técnico integrado em Eletroeletrônica, no campus de Caucaia.
Em 2019, participou da Olimpíada Brasileira de História, realizada em São Paulo, com os colegas Ernando Farias e Victor Klisman, conquistando juntos a medalha de prata na competição. Em julho de 2022, Flarysson conquistou uma vaga na Olimpíada Brasileira de Química pelo segundo ano consecutivo. Já em 2023, alcançou a medalha de bronze na modalidade físico-química na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) - Edição 2022.