Você está aqui: Página Inicial > Caucaia > Notícias > Estudante do campus de Caucaia conquista bronze em Olimpíada de Química

Estudante do campus de Caucaia conquista bronze em Olimpíada de Química

OCESQ

Flarysson Elias, da Licenciatura em Química, foi premiado na classificação geral da competição
última modificação: 09/02/2024 16h27

Nova conquista para o campus de Caucaia do IFCE. O aluno Flarysson Elias de Oliveira Almeida, do curso de Licenciatura em Química, foi premiado com a medalha de bronze na classificação geral da Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) 2023. O resultado marca o melhor desempenho já alcançado pelo campus na competição. Além disso, o aluno foi o único representante do IFCE neste pódio.

"Quando vi minha classificação, comemorei bastante. Estava com minha família e todos celebraram comigo. Fiquei muito feliz, pois a cada ano que passa, sigo evoluindo. No ano anterior, fiquei na 16ª colocação no ranking estadual e nesta última edição alcancei o 7º lugar na classificação geral do estado, garantindo assim a medalha de bronze na competição. Esta é mais uma vitória para o nosso campus e para o IFCE, que para mim representa uma grande família e uma importante rede de apoio. Aqui me sinto em casa, e continuo orgulhoso da minha jornada e dos frutos que estou colhendo com muito esforço. Agradeço a todos que me apoiaram ao longo desse caminho", comemora ele.

Orientado pelos professores Francisco Eduardo Arruda Rodrigues e João Henrique Silva Luciano, Flarysson se formará este semestre e pretende continuar na área da pesquisa. "Atualmente, estou envolvido em pesquisas sobre produtos naturais e bioinovação com os professores Eduardo e João Henrique. Tenho a intenção de seguir nesses campos de pesquisa após a conclusão da graduação", ressalta.

Trajetória - A história acadêmica do estudante no IFCE começou em 2016 com o Pró-Técnico, cursinho preparatório para os cursos técnicos oferecido pelo Instituto. Na sequência, Flarysson foi aprovado para o técnico integrado em Eletroeletrônica, no campus de Caucaia.

Em 2019, participou da Olimpíada Brasileira de História, realizada em São Paulo, com os colegas Ernando Farias e Victor Klisman, conquistando juntos a medalha de prata na competição. Em julho de 2022, Flarysson conquistou uma vaga na Olimpíada Brasileira de Química pelo segundo ano consecutivo. Já em 2023, alcançou a medalha de bronze na modalidade físico-química na Olimpíada Cearense do Ensino Superior de Química (OCESQ) - Edição 2022.